Imagine que você vai ao supermercado para comprar 1 kg de tomate. Você coloca na balança, pesa e na hora de passar no caixa paga o valor pressuposto. Contudo, antes de colocar a sacola no seu carrinho de compras, o empacotador retira praticamente todos os tomates da sua sacola, deixando apenas o referente a 100 g. Você percebe o ocorrido mas não pode reclamar, afinal, isso é normal, está no regulamento que todo o supermercado pode entregar apenas 10% do que o consumidor está comprando, cobrando sempre o valor integral, claro.
É mais ou menos o mesmo que acontece com a sua conexão de internet no Brasil. A Anatel sempre deixou claro que a obrigação de todas as operadoras de internet, independente de plano, é entregar no mínimo 10% da velocidade contratada. E claro, sem desconto na mensalidade paga pelos consumidores, afinal, isso está em contrato, sendo legalmente correto.
Contudo, parece que nos últimos tempos a Anatel está mais preocupada em “ajudar” os cidadãos, impondo regras que prometem melhorar a qualidade das conexões brasileiras. Desde o início do ano, o orgão vem cogitando a possibilidade de aumentar os estratosféricos 10% de garantia do plano de internet contratado, para um pouco mais, quem sabe o referente a 20%. E para a alegria dos mortais, após um período de aprovação, a nova regra entrou em prática no início do mês.
Dessa forma, desde o dia 1º de novembro de 2012 é obrigação das maiores operadoras de internet no Brasil (com mais de 50 mil clientes) entregar ao menos 20% da velocidade contratada pelos usuários, assim como, apresentar uma média mensal maior que 60% do valor contratado. A ideia é melhorar esses valores, portanto, no período de um ano (novembro de 2013) a velocidade mínima permitida passará para 30% do valor contratado e a média passará a ser 70%. Já em 2014, no mesmo período, os valores passarão para 40% da velocidade mínima perante o contratado e a média deverá ser 80%. Vale lembrar que as métricas deverão ser consideradas integralmente, idenpendende de dia ou hora, equiparando com o horário de pico da internet, sendo das 8h às 22h.
A Anatel espera que as operadoras possam ter tempo para ampliar sua estrutura, realizando todas as implementações necessárias para atender as mudanças, especialmente relevantes até o fim de 2014. Afinal, sobrecarregar a rede, consequentemente oferecerecendo um serviço ruim, e de quebra, encher o bolso aos custos dos clientes, não é pra qualquer um.
One Reply to “Anatel regulariza mudanças na velocidade mínima de internet no…”