Philipe Cardoso 31 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Diante da aposentadoria de Paul Otellini, Intel procura novo CEO

1 min read

Após quase quatro décadas de dedicação a Intel, entre esse tempo 8 anos anos como CEO, Paul Otellini que entrou na Intel em 1974, atuando como CEO da companhia desde 2005, anunciou em novembro de 2012 sua aposentadoria, prevista para maio de 2013. O anúncio foi encarado com surpresa pelo conselho da empresa, levando em consideração que a Intel costuma conceder a aposentadoria aos seus CEO´s quando os mesmos completam 65 anos, lembrando que Otellini ainda tem 63 anos.

paul_otellini_intel

A preocupação agora é definir quem vai ocupar o cargo do executivo quando chegar a hora do seu afastamento. Entre os indicados internos estão Renee James, diretor de software, Brian Krzanich, diretor de operações e produção, e Stacy Smith, chefe financeira e diretora de estratégia corporativa. Mas ao mesmo tempo que a empresa tenta encontrar um substituto dentro do seu atual cargo de executivos, a consultoria Spencer Stuart & Associates foi contratada para auxiliar nessa busca, deixando claro que talentos externos poderão estar sendo avaliados também. Desde que foi fundada em 1968, a Intel nunca ocupou o cargo de CEO com alguém de fora, porém, Laura Anderson, porta-voz da empresa, afirma que o conselho vai avaliar igualmente candidatos internos e externos. “O processo de decisão será o mesmo para todos eles. Um conselho não estará realizando suas responsabilidades se não procurar os talentos disponíveis interna e externamente”, comenta Laura.

Otellini foi o quinto CEO na história da Intel, marcando fatos como a crise enfrentada pela empresa em 2006, tomando como consequência a redução no quadro de colaboradores em 10%, na época, o equivalente a 10.500 funcionários. O executivo também participou do processo de adequação dos processadores da marca, em 2005, com o objetivo de oferecer suporte aos produtos da Apple.

O novo CEO vai receber como missão alavancar os negócios da Intel nas plataformas móveis, mercado ainda pouco explorado pela empresa, se tornando uma necessidade diante da queda na venda e fabricação de computadores, após o registro de 1,2% de queda na receita e 15% nos lucros, conforme informações do quarto trimestre de 2012.

Fonte: Baboo, Exame, IDGNow, Terra Tecnologia e Valor Econômico

Philipe Cardoso 31 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *