Sábado ( 26 de maio ) aconteceu um dos eventos mais importantes quando se trata de comercio eletrônico e é com grande satisfação que agradeço ao Philipe por me conseder este convite.
Nesta edição que já é a 17º, vários palestrantes famosos e iconicos nos trouxeram dicas de como alavancar um comercio eletrônico no Brasil. Foram apresentadas tendências, exemplos e ferramentas que possibilitam esse sucesso.
WALMART: Crescimento forte e com excelência
Roberto Wajnsztok, diretor de bussiness e marketing do Wal-Mart falou sobre os cases do Wal-mart e seu crescimento forte com excelência.
A abordagem principal foi focada no cliente onde foram classificados como grupos: classes A,B e C. Indiferente do patamar, o produto que está sendo oferecido é realmente relevante para o cliente? Imagine que o cliente foi comprar um vídeo-game na loja online e na mesma página está sendo oferecido um tablet. Concordo que se a pessoa está procurando vídeo-game, oferecer um eletrônico seja uma boa opção, mas pensando melhor, oferecer acessórios para o vídeo-game é ainda melhor. Isso foi uma das observações que Roberto Wajnsztok relevou em sua palestra.
As informações nos produtos também devem ser relevantes e coesas com o produto. Do que adianta vender uma bicicleta sendo que a informação do tamanho apenas informa o número 26 ? Esse número pode ser o tamanho do quadro ou do aro, gerando confusão para o cliente, e por esse motivo deve-se deixar bem claro qual e para que aquela especificação está sendo exibida.
Referente a divulgação do seu canal principal online de vendas que é o comercio eletrônico, qual canal devemos escolher para divulgação?A resposta é simples: escolhemos o canal que o cliente escolher. Se ele está no orkut, vamos até o orkut. Se ele está no Facebook, vamos até o facebook. Se ele está dentro de um game, vamos nos preparar e divulgar dentro desse game.
Com essas técnicas de como tratar o cliente, o Wal-mart já está entre os quatro maiores sites de vendas da internet.
Eduardo Lima, Gerente de Marketing FastCommerce mostrou os diferenciais das lojas virtuais montadas utilizando FastCommerce. O sistema permite total gerenciamento de suas vendas e e vendido de tal forma que você paga um plano que lhe permite X visualizações dos seus produtos.
CASE MAISA: Detalhes do e-commerce de moda – Thiago Pereira Lojas Marisa
Uma ação promocional colocou um tapume em uma das Lojas Marisa de São Paulo com um buraco, chamando o público para dar uma espiada. Na realidade, o objetivo da ação de marketing promocional era para chamar a atenção para a nova loja de lingerie da Marisa.
Abaixo são algumas fotos que consegui tirar do evento.