Philipe Cardoso Com 33 anos de idade, sou um carioca apaixonado por tecnologia e fotografia. Além de ser o criador do Portal Zoom Digital, que preserva sua essência desde os tempos em que era um blog, também sou um verdadeiro entusiasta e amante de todas as formas de tecnologia. Através do Portal, compartilho minha paixão pela tecnologia e trago as últimas novidades e tendências para os leitores. Também sou fascinado pelo mundo da fotografia, explorando o poder das imagens para capturar momentos únicos e transmitir histórias cativantes.

Twitter: o caso da Naked Pizza, pequena empresa americana

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Por Ednardo Max | Jornalismo & Tecnologia

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Atualmente, o uso do micro-blogging nas companhias que pretendem entrar no mundo das mídias sociais, se tornou uma das opções mais eficazes na divulgação de uma marca ou produto. Em países como os Estados Unidos já não é mais novidade informar que grande parte das empresas de lá optaram em criar seu perfil Twitter.

Aqui no Brasil estamos apenas começando a usar a rede social e a Submarino e Nokia já são casos de sucesso entre as grandes companhias. E não podemos esquecer da Tecnisa em São Paulo que vendeu um apartamento de 500 mil reais em junho/2009  usando o Twiter. Mas não são apenas os grandes que lucram com o uso da ferramenta, assim aconteceu numa pequena pizzaria nos EUA que também soube fazer bom uso dos 140 caracteres disponibilizados a cada mensagem do Twitter.

Seguindo o exemplo de uma padaria britânica que informa a clientela pelo Twitter quando há pão fresco e quentinho, a Naked Pizza de New Orleans nos Estados Unidos também passou a usar o microblog para atrair consumidores. A pizzaria lançou em junho desde ano (2009) uma nova promoção e, ao invés de apostar apenas nos meios de comunicação tradicionais, divulgou a novidade também na rede social. A iniciativa foi um sucesso – graças ao Twitter, foi possível aumentar as vendas do empreendimento em 15% em um único dia.

Para medir o percentual, os atendentes foram orientados, a cada telefonema recebido, perguntar ao cliente como ele ficou sabendo da promoção (por flyers, e-mail ou pelo microblog). E não deu outra, a grande maioria respondeu que soube pelo Twitter. Exemplos como esse é uma estratégia de marketing extremamente interessante, pois não há custos e a possibilidade de trazer resultados é imediata devido à rapidez com que as mensagens podem se espalhar.

O Twitter é o mais novo meio de proliferação de informações, e as empresas mais “antenadas”, podem aproveitar o seu imediatismo para fazer ofertas, divulgar seu ramo de atividades e saber a opinião dos consumidores sobre determinado produto ou serviço. Contudo, é necessário tomar os devidos cuidados na hora de selecionar o conteúdo a ser enviado e escolher o público-alvo.

O uso da ferramenta pelas empresas é umas das estratégias de marketing e vem ganhando campo no mercado digital. A relação empresa/cliente por meio do Twitter pode se tornar muito mais dinâmica, já que o contato permanente com a clientela é uma das principais características deste novo tipo de marcado favorecido pelo uso da Internet. E você microempresário, já fez o cadastro da sua empresa no Twitter? Não perca tempo! O momento é agora!

Philipe Cardoso Com 33 anos de idade, sou um carioca apaixonado por tecnologia e fotografia. Além de ser o criador do Portal Zoom Digital, que preserva sua essência desde os tempos em que era um blog, também sou um verdadeiro entusiasta e amante de todas as formas de tecnologia. Através do Portal, compartilho minha paixão pela tecnologia e trago as últimas novidades e tendências para os leitores. Também sou fascinado pelo mundo da fotografia, explorando o poder das imagens para capturar momentos únicos e transmitir histórias cativantes.

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