Aloha meu povo, Daniel Medeiros pintando novamente, hoje vou falar um pouco sobre maquinas virtuais (Virtual Machines), as primeiras peguntas que me fazem quando o assunto é esse são: O que é uma máquina virtual? É um software que “emula” um computador dentro do seu computador.
Como funciona isso? Com esse software instalado, você pode instalar um outro S.O. dentro do seu S.O. (sem a necessidade de particionar HD, usar ferramentas como lilo / grub / dual-boot, etc).
E de que isso me adianta? É uma ferramenta excelente de aprendizado, suas aplicações são incontáveis. Um software que uso e recomento é o VMWare Player, Gratuito e muito eficaz, basta apenas fazer um rapido cadastro para fazero download da ferramenta, com o software instalado, você pode instalar sistemas operacionais a partir de imagens (.iso) ou midias, esta versão está disponível em inglês porém é de manuseio muito simples, sem falar na vatagem de poder ter quantos sistemas operacionais quiser na sua maquina, outro aspécto favorável é a segurança, pois a utilização da maquina virtual preserva o seu S.O. nativo, (se sua maquina virtual for infectada pro virus, malwares, etc, eles ficam restritos na sua maquina virtual, não atingindo seu computador de verdade).
O “HD” virtual fica em formato de arquivo dentro de uma pasta alocada nos Meus Documentos chamada My Virtual Machines, você pode criar quantas quiser.
O ponto negativo é que durante sua execução, o desempenho do sistema cai consideravelmente, o consumo de recursos do sistema deste aplicativo é monstro (também não é pra menos, pelo que faz rsrsrs) em uma aplicação que fiz deste software em uma lan house, emulei um windows 2000 server na maquina servidor que recebia arquivos dos computadores clientes para impressão, gravação em pen-drive, etc…
Preservando meu sistema nativo pois as infecções ficavam restritas na maquina virtual. Atualmente dentre todas, as aplicação mais utilizadas pelos usuários de virtual machines visão a segurança dos sistemas, posi existem softwares que monitoram em parelelo as atividades dos discos virtuais e assim acompanhando como e onde acontece os ataques dos virus. Se alguem qusier aprender mais sobre esta maravilhosa ferramenta, deixe sua dúvida como comentário e seu e-mail para contato.