Com 60 mil visitantes, Brasil Game Show bate novo recorde
Em 2012, evento será no Expo Center Norte, em São Paulo, de 11 a 14 de outubro e espera atrair público de 70 mil
A quarta edição da Brasil Game Show (BGS) superou novamente as expectativas e atingiu a capacidade máxima do Centro de Convenções SulAmérica: 60 mil pessoas, com todos os ingressos esgotados. “O crescimento da indústria de games no Brasil é notável nesse cenário favorável que a Brasil Game Show se consagra como a maior feira do segmento na América do Latina”, afirma Marcelo Tavares, organizador da BGS.
Durante os 5 dias de evento a Brasil Game Show reuniu os fãs de games e apresentou as principais novidades do mercado. Empresas como Sony, Seven, Microsoft, Vostu, M-Coin, NC Games, Hazit Online Games, Level-up!, Warner, EA e Codemasters apresentaram seus lançamentos para 2012 e encantaram o público com grandes atrações e campeonatos.
Os visitantes da Brasil Game Show tiveram a oportunidade de ouvir nos três dias da Conferência gerentes de marketing, analistas especiaizados em mobile e produtores de jogos que foram lançados em primeira mão na Brasil Game Show. E um dos pontos altos da connferência foi a presença pela primeira vez no Brasiil do produtor do jogo Street Fighter x Tekken, Yoshinori Ono. Ele falou sobre a história do Street Fighter e como foi trilhado o caminho de sucesso desse jogo, que só será lançado no Brasil no fim de dezembro, mas estava com sua demo jogável para todos os visitantes na BGS.
Segundo estimativas, o Brasil possui cerca de 45 milhões de jogadores. Esses usuários jogam com consoles portáteis, no computador, no celular, em tablets ou até mesmo em redes sociais como Facebook, Orkut e Google+. De acordo com o IBOPE, o país possui 78 milhões de internautas. Recentemente o Brasil atingiu o terceiro lugar na venda mundial de vendas de computadores.
Brasil Game Jam
O Brasil Game Jam confinou durante 40 horas 8 equipes de diferentes universidades de todo o Brasil no melhor estilo “Reality Show”. A proposta era desenvolver um jogo cujo tema estivesse relacionado com três palavras sorteadas no início da competição: Prioridade, Explosivo e Bacon. A partir dessas palavras os competidores tiveram que desenvolver o melhor jogo avaliados segundo os critérios de Originalidade, Jogabilidade, Potencial de Monetização, Acabamento e Adequação ao tema.
A equipe vencedora foi da UNB (Univercidade Nacional de Brasilia) com o jogo Pig Burguer, seguida pela equipe da
Puc Minas com o game Le Bacon e Univale com o Priority Explosive Bacon.
“Houve um amadurecimento e melhoria considerável na qualidade e acabamento dos jogos produzidos este ano. Isso mostra como os desenvolvedores entenderam melhor o conceito de um Game Jam”, disse Esteban Clua, professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele ainda espera que vários desse jogos se tornem produtos comercializáveis.
Edição 2012
Em 2012, buscando expandir sua área de atuação, a Brasil Game Show torna-se a primeira feira de games presente nas duas maiores cidades do país: Rio de Janeiro e São Paulo. A partir da próxima edição, o evento será bienal, alternando entre as duas cidades. Entre os dias 11 e 14 de outubro do no que vem, São Paulo será palco do maior evento de games da América Latina. Agora, em sua quinta edição, o evento espera receber 70 mil visitantes em três dias abertos ao público (sexta, sábado e domingo) e um dia exclusivo para imprensa, profissionais, autoridades e convidados (quinta-feira).
[nggallery id=55]