Mozilla encerra desenvolvimento do Thunderbird
Acessar sua conta de E-mail através de um aplicativo desenvolvido para desktop, escrevendo e respondendo mensagens por uma interface local, com poucos recursos de sincronização, acabou se tornando uma prática extremamente atiquada nos últimos tempos. Está aí o Google para provar isso, com o Gmail e uma demanda de aplicações completa para gerenciar a vida pessoal e corporativa dos usuários, tudo totalmente integrado.
Por essas e outras é que recentemente a Mozilla Foundation anunciou o fim do desenvolvimento do Mozilla Thunderbird, seu cliente de E-mails, lançado em 2004 e hoje abrangendo mias de 20 milhões de usuários. Mas apesar desse grupo de conservadores, a empresa acredita que continuar com o aplicativo não é mais prioridade para a equipe de desenvolvimento, conforme anunciou o presidente da empresa, Mitchell Baker.
Contudo, para não deixar os antigos adeptos sem suporte, a Mozilla promete continuar com atualizações de segurança ao Thunderbird, mas nada de modificações ou inovações ao que já existe. A empresa também acrescenta que pretende liberar o código fonte do software dentro de algum tempo, incentivando desenvolvedores interessados em modificar e implementar o mesmo conforme desejarem.