Como fazer que o seu site apareça como um dos primeiros no Google e outros buscadores? Com tanta concorrência, essa é uma pergunta que muitos empreendedores vêm se fazendo.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), só no Brasil, há mais de 3 bilhões de pessoas conectadas à internet. Desse total, 17,6 milhões se tornaram consumidores de lojas virtuais, em 2014, segundo o relatório WebShoppers divulgado pela E-bit/Buscapé. Ou seja, não faltam oportunidades de negócio na web. Mas, é preciso saber se destacar para que seus clientes cheguem até seu site.
Mecanismos de buscas podem trabalhar ao seu favor
Traçar estratégias bem planejadas para que sua página virtual se destaque nos mecanismos de busca, como o Google, e assim ser descoberta pelos internautas é o primeiro passo para empresas que desejam visibilidade. Para isso, o ideal é adotar técnicas de SEO ( Search Engine Optimization ) aliadas às práticas de assessoria de imprensa para seu site (como a divulgação de releases, por exemplo).
5 dicas para otimizar sua página virtual
Confira algumas táticas indispensáveis para que o site da sua empresa tenha mais visibilidade e aumente a quantidade de acessos.
Invista em SEO
Search Engine Optimization (SEO) tem como objetivo melhorar a posição dos sites na lista de resultados orgânicos (que não são anúncios) nos mecanismos de busca. Ou seja, se um internauta digitar no Google, por exemplo, o termo “divulgador de release”, a primeira página que irá se deparar é a do Dino.
Uma dica para executar corretamente esse trabalho é procurar consultorias especializadas em otimização de sites. Dessa forma, o ranqueamento de sua página irá melhorar bastante.
Conteúdo relevante
Outro ponto que deve ser planejado e considerado como estratégico é o conteúdo. Ele deve ser elaborado pensando no seu público-alvo e nos mecanismos de busca. Isso porque na hora de listar os resultados orgânicos, o Google analisa também sua relevância.
Textos de qualidade, imagens e vídeos atraem visitas para as páginas, o que aumenta as chances de alavancar as vendas. Quando são realmente úteis, os conteúdos costumam ser compartilhados pelos internautas. Dessa forma, sua empresa ganha mais credibilidade, autoridade e visibilidade.
Publique links de terceiros
Uma excelente dica para que o site fique bem ranqueado é divulgar links de terceiros nele. Sua empresa pode publicar alguns textos (de conteúdo de interesse do seu público-alvo, não publicitário) que recomendem serviços de outras pessoas.
Por exemplo, se você possui um negócio de venda de carros seminovos, pode publicar na sua página um texto com dicas de como deixar seu veículo de segunda mão com aparência de novo. Nesse conteúdo, você pode mencionar como um mecânico de confiança pode ajudar e aí colocar um link externo para o site da empresa parceira.
Faça com que os outros mencionem o seu site
Manter um bom relacionamento com outros sites é imprescindível. Procure entender o que outros sites costuma citar, pesquise a linha editorial de cada um e entre em contato para trocar ideias. Mostrar o seu trabalho com produção de conteúdo relevante é uma ótima maneira de se tornar referência e ser mencionado por outros veículos.
Seu site pode virar notícia
A criação do site de sua empresa pode ser uma excelente oportunidade de visibilidade. Você pode elaborar releases para os principais veículos de comunicação informando a relevância da sua página, os serviços oferecidos por sua empresa e dados sobre lançamentos, por exemplo.
Se for realmente algo com potencial de se tornar notícia, os veículos irão divulgar. Uma dica é usar ferramentas para divulgação de releases como o Dino. Dessa forma, seu site será bem conhecido e poderá se tornar até referência no segmento em que você atua.
O site de sua empresa já é otimizado para os mecanismos de busca? Compartilhe com a gente outras dicas para manter a visibilidade do seu empreendimento na internet.