Por Ednardo Max,
jornalista por formação
O conceito de otimização está inserido num planejamento sério e desenvolvido com a máxima eficiência – esse tipo de trabalho, que pode ser medido pouco tempo após o início das atividades de reposicionamento, visa um único objetivo: a boa colocação dos websites junto aos buscadores mais importantes da internet.
Existem empresas que trabalham arduamente nesta tarefa, e a sua contribuição para o melhor posicionamento dos websites de seus clientes é altamente significativa, pois o aumento do número de acessos e a maior visibilidade desses sites podem gerar lucros consideráveis.
A otimização de um website se restringe a quatro fatores principais: código de fácil leitura, visibilidade, tráfego e, consequentemente, bom posicionamento.
Antes de procurar uma equipe que trabalhe para facilitar a localização do seu website, pesquise mais sobre este assunto, porque só assim, você não será enganado ou passado para trás com relatórios detalhados de Google Analytics apenas transcritos numa linguagem mais fácil. Fique atento! Pois o Analytics é um serviço disponibilizado gratuitamente pelo Google.
Antes de contratar uma empresa para reposicionar o seu website, dê atenção aos seguintes itens:
a) Os robôs do Google são responsáveis pela leitura dos websites existentes na grande rede – sua visita é capaz de indexar o conteúdo das páginas, além de facilitar sua localização;
b) Opte pela programação orientada a objeto (altamente otimizada) e faça parte do banco de dados dos mecanismos de busca;
c) Navegue nas páginas dos sites concorrentes e veja na prática o que eles têm usado para obter melhor posição entre os sites que tratam do mesmo assunto;
d) Analise se a sua empresa está atendendo as expectativas dos visitantes;
e) Participe das redes sociais mais importantes da internet.
f) Pergunte como o seu cliente chegou até sua empresa. E a se a resposta for: “usando o Google” pergunte a ele que palavra o mesmo usou para fazer a busca.
g) Se você tiver dinheiro em caixa, invista nos Anúncios Pagos ou Links Patrocinados.
Os buscadores
Os buscadores, ferramentas ou mecanismos de pesquisa são websites ou portais da internet desenvolvidos exclusivamente para encontrar, por meio de palavras-chave, qualquer tipo de informação, produtos ou serviços locados na internet. Os resultados das pesquisas nos buscadores são organizados em 10 posições a cada página. Os buscadores mais usados atualmente são: Google, Yahoo!, Cadê, Bing, Alta Vista, Terra, Uol, entre outros.
Palavras-chave
As palavras-chave são termos ou expressões que fazem referência aos mesmos serviços prestados ou produtos anunciados num determinado website.
A visita
O Google Analytics, através do IP, trabalha com geoprocessamento de informações, já que é possível saber de qual rede ao redor do mundo um determinado website foi acessado. Partindo desse pressuposto, podemos relatar que o uso da internet para divulgar produtos ou serviço é capaz de derrubar barreiras geográficas, ou seja, levar sua atividade ou negócio a qualquer usuário em qualquer parte do mundo 24 horas por dia.
Simplificando aquilo que é realmente complexo
As Fontes de Tráfego são todo e qualquer meio de informações na web (palavras-chave, anúncios, links externos, etc.) que contribuem para que um determinado website seja visitado.
O serviço de otimização envolve a inserção de palavras-chave no código fonte do site, nos títulos, nas descrições das imagens e no conteúdo informativo dos websites em processo de otimização. Além disso, o uso de tags também facilita na localização das páginas de qualquer ramo de atividades na internet.
As ferramentas de busca, a partir das pesquisas dos internautas, fazem uma varredura na internet à procura desses termos e, os primeiros endereços localizados, serão aqueles que recebem atualizações constantes em seu conteúdo, seja por meio de novos dados institucionais/notícias/posts inseridos pelo responsável do site ou dados mais complexos adicionadas por programadores qualificados. Boa sorte!
Eu tenho um pouco de receio com a item “F”, pois é incomodo para o visitante preencher mais formularios com uma coisa que pode ser rastreada pelo Google Analytics e o Webmaster tools do Google.
Concordo, mas hora nenhuma vc pode fazer seu cliente preencher formulários e mais formulários, basta fazer a pergunta e vc mesmo anotar que palavra ele usou. A ideia é fazer um levantamento das palavras mais usadas, e investir nas possibilidades de combinações aleatórias que esses termos podem oferecer. 🙂
Prezados,
Parabéns pelo ótimo portal. Digno de muitos elogios.
Apenas quero contribuir quanto a um termo mal colocado na frase: “trabalha com geoprocessamento de informações”. Não querendo entrar em detalhes, mas o correto seria afirmar que “O Google Analytics, através do IP, espacializa as informações”, visto que Geoprocessamento é algo bem mais complexo.
Mais uma vez elogio o artigo, muito bom mesmo. Um abraço!
Obrigado pela valiosa informação Anderson.
Ficamos grato de ter leitores atentos e colaborativos como voce..
Obrigado mesmo e continue conosco. Dando dicas, sugestões, palpites.
Atenciosametne