A 99, uma empresa de transporte por aplicativo, anunciou seu lançamento na modalidade de transporte de motocicletas, o 99Moto, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa promete preços até 30% mais baixos que o 99Pop, e afirma que o 99Moto é ideal para trajetos de “última milha”, como ir de um terminal de ônibus até em casa ou de casa até uma estação de metrô. A 99 afirma que já oferece esse serviço em 3 mil municípios e que 99,99% das corridas terminam sem incidentes e acidentes.
No entanto, os prefeitos das duas cidades têm se oposto a essa modalidade de transporte. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, notificou a Uber sobre a proibição da modalidade, argumentando preocupação com a segurança. Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirma que entrará na Justiça para proibir o Uber Moto, argumentando que quer proteger os empreendedores das cooperativas que já prestam esse serviço.
A 99 prevê que enfrentará problemas jurídicos, mas se baseia na Lei nº 13.640, de 2018, que regulamentou a atividade de transporte de passageiros usando aplicativos, e na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2019 que impede que municípios proíbam as atividades dos aplicativos. A empresa acredita que tem o direito de oferecer esse serviço e está se preparando para qualquer possível briga jurídica.