Embarcado com a tecnologia driverless, desenvolvida por Sebastian Thrun, diretor do Google X, a empresa está avançando com seu projeto de colocar nas ruas um carro sem motorista. Dessa forma, desde o início do mês, a Google recebeu a licença do governo do estado de Nevada (EUA) para colocar o veículo legalmente rodando pelas ruas. A autorização foi liberada após o próprio governador do estado rodar com o carro e perceber o funcionamento do mesmo.
Equipado com diversas câmeras, 20 sensores a laser, e diversas informações coletadas e projetadas no computador de bordo, o Toyota Prius já rodou milhares de quilômetros durante seu período de testes, acompanhado por um piloto profissional para suprir qualquer sinistro, caso necessário. Fontes indicam que durante todo o período de testes, somente um incidente foi provocado, e pelo que tudo indica, foi um acidente pequeno, ocasionado por um veículo dirigido por uma pessoa, claro.
A Google foi a primeira empresa que adquiriu essa licença, contudo, já existem outras interessadas na mesma. Além do estado de Nevada, a Califórnia também tem demostrado interesse em aderir a lei, sendo que Alex Padilla, membro do Legislativo do Estado já comentou, “A grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano”, afirmando ainda, “Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança”.
As pesquisas voltadas para o desenvolvimento de carros automáticos, diga-se sem motorista, ou parcialmente sem, estão em constante evolução. Não é só a Google que demonstra seus esforços no assunto, mas demais empresas parecem estar preocupadas com o bem-estar dos motoristas e consequentemente do meio ambiente.
Um teste com o veículo já foi realizado com um motorista cego, sendo o primeiro usuário comum a usar o carro:
Fonte: BBC Brasil e Info