Evento online contará com diversos especialistas no comércio eletrônico
No dia 17 de fevereiro, tem início o Cecompe (Congresso Nacional de Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas), que possui como tema o comércio eletrônico. O evento, que encerra no dia 23 de fevereiro, busca abordar assuntos relativos ao mundo do e-commerce, como fornecedores, plataforma e atendimento ao cliente.
De acordo com o sócio-diretor da D Loja Virtual e um dos criadores do evento, Márcio Eugênio, o Cecompe foi criado com o intuito de auxiliar micro e pequenos empreendedores que possuem loja virtual. “Ainda hoje vejo muitos empreendedores cometendo os mesmos erros que cometi no inicio da minha jornada, há nove anos. Levei três anos para que minha primeira loja virtual começasse a dar resultados”, explica Eugênio.
Os temas abordados procuram dar dicas e elucidar questões que permeiam o dia a dia do empreendedor, com palestras que tratam desde assuntos mais técnicos, como a escolha de um ERP para uma loja virtual, e estratégias de empreendedorismo, como técnicas de marketing digital, por exemplo. Márcio Eugênio destaca ainda que o Cecompe busca ajudar quem está começando ou já começou seu negócio e não está tendo resultados esperados. “Se na época eu tivesse tido acesso a esse conteúdo, com certeza não teria levado tanto tempo para conseguir viver da minha empresa”, observa o sócio-diretor da D Loja Virtual.
A inscrição, gratuita, pode ser feita no site cecompe.com.br ou através da página do evento no Facebook: facebok.com/cecompe. Os inscritos serão avisados por e-mail sobre os horários das palestras, que serão transmitidas via streaming. Caso o espectador queira assistir em outro horário, ele pode adquirir um Acesso Gold, que permite que ele assista no horário em que ele escolher.
O universo do e-commerce
As palestras girarão em torno de oito grandes temas que envolvem o comércio eletrônico: produtos, formas de entrega, frete, atendimento ao cliente, fornecedores, marketing digital, formas de pagamento e plataforma. Além disso, o Cecompe abordará questões de empreendedorismo, onde os palestrantes discutirão sobre a importância do planejamento para que um e-commerce tenha sucesso. Dicas sobre os processos existentes na hora de abrir uma empresa no Brasil também serão apresentadas.
Um dos maiores dilemas para quem está começando é a procura por fornecedores e produtos. Sobre o assunto, o gerente de comércio eletrônico da Mil Sons e fundador do site Mulher, Cerveja e Futebol, Daniel Bender, dará dicas de como conseguir e manter bons fornecedores para o empreendimento.
Depois que o negócio é planejado e o site já está no ar, é hora de divulgar a loja e fazê-la aparecer nas pesquisas. Para isso, é preciso fazer um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) e utilizar técnicas de marketing digital. O especialista em e-commerce Daílton Filipini explicará como colocar o site no topo dos resultados de busca. Já o co-founder da Rockcontent, Vitor Peçanha, falará sobre porque gerar conteúdos dá resultado nas vendas de uma loja virtual.
Serviço
1° Congresso Nacional de Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas
Data: 17 a 23/02
Valor da inscrição: gratuita
Endereço para cadastro: http://cecompe.com.br ou http://facebok.com/cecompe.ecommerce