Por Ednardo Max,
jornalista por formação
Os websites são páginas desenvolvidas exclusivamente para internet com a intenção de promover a divulgação de uma infinidade de atividades. Segundo o site O Globo, 47% das companhias brasileiras ainda não possuem página na internet. As empresas que ainda não optaram por esse tipo de atividade perdem espaço no mercado virtual e consequentemente deixam de crescer.
Fique atento:
Faltam apenas dez meses para a próxima eleição no Brasil, a demanda por empresas especializadas em internet para a especialização de campanhas virtuais tem crescido bastante. Um dos motivos foi a reforma eleitoral, já aprovada pelo Senado e Câmara dos Deputados, que liberou o uso da internet para campanhas eleitorais.
Comece a divulgar seu trabalho agora mesmo. E já no primeiro contato com o cliente, proponha uma reunião para estudar seu ramo de atividade (político ou não) e sugira as melhores opções para a elaboração de um projeto web que esteja dentro de sua realidade financeira.
A elaboração de um projeto para internet não é tarefa simples e, pensando nisso, sua equipe deve contar com profissionais treinados com o intuito de chegar a um resultado satisfatório que atenda as necessidades de seus clientes hoje e no futuro. É importante salientar que uma boa equipe não deve produzir apenas um novo site, além disso, deve ser capaz, também, de promover o negócio de seus clientes frente ao mercado digital.
A construção de uma página para a internet é dividida em três etapas que contribuem para sua conclusão e retorno futuro:
– Cenário atual – que consiste em analisar qual melhor planejamento atenderá às solicitações do cliente naquele momento, além de estudar os objetivos que a empresa têm com o uso de um website. Também é preciso aprovar o primeiro escopo do projeto, desenvolver seu layout, definir as áreas de conteúdo institucional e informativo, desenvolver o sistema administrativo, as áreas dinâmicas, fixas e restritas, o mapa do site, a busca interna, disposição de informações, os setores conteúdo randômico, a quantidade de containers, as palavras-chave, a nuvem de tags. Além dos objetivos e metas e o tempo necessário para conclusão do projeto.
– Produção – está ligado ao processo que permite dar identidade visual ao website de empresa, ou seja, é a reunião de todas as informações definidas anteriormente transcritas para a linguagem dos computadores.
– Otimização – pensando nisso e conhecendo o comportamento do seu público alvo, você e a sua equipe, além de criar websites, precisam aprimorar seus conhecidos no serviço de otimização, que tem como objetivo o de posicionar os sites de seus clientes junto às ferramentas de busca da internet através do maior número possível de palavras-chave e outras técnicas SEO que visam aumentar a quantidade de visitas e, consequentemente o número de clientes, promovendo assim, maior visibilidade nos resultados de pesquisas orgânicas nas ferramentas de busca mais conhecidas do mercado digital.
E para que tudo ocorra bem nestas três etapas, uma boa equipe deve checar todos os itens durante o processo de desenvolvimento do site a fim de garantir que o prazo de conclusão do projeto seja obedecido. Reuniões durante o desenvolvimento o projeto são bem vindas e contribuem para que tudo seja esclarecido e, se possível, prefira colocar as decisões tomadas em ata.
Bons negócios em 2010 para você e sua equipe!