Conforme os nossos carros forem se tornando mais conectados com a internet, e eventualmente serem capazes de dirigem por conta própria, nós precisaremos que eles tenha uma segurança sólida. O recente caso do caro da Chrysler que foi hackeado, junto do aviso do FBI sobre os mesmo trouxeram a tona a discussão sobre como os nossos veículos podem ser alvos de hackers maliciosos.
A ideia de um anti-vírus para os carros vem sendo discutida já faz algum tempo e neste ano, teremos uma conferência inteira para discutir a segurança digital em carros. Além disso, algumas empresas estão começando a oferecer serviços de firewalls para os veículos, como a Karamba Security.
A tecnologia dessa empresa garante que as unidades de controle eletrônicas nos veículos que estão projetadas para trabalhar com dispositivos externos, como Wi-Fi, Bluetooth e portas USB. Ela bloqueia código não autorizado nos carros e também reduz as chances de um hacker ser capaz de tomar controle do veículo. O produto também alerta as empresas caso aja códigos frágeis no sistema de segurança, que podem ser explorados para instalar malwares posteriormente.
Sediada em Israel, a Karamba quer persuadir as montadores a colocar a sua tecnologia nos carros que já estão rodando assim como instalar ela na linha de produção.
Termos como ‘anti-virus’ e ‘firewall’ podem ter saído de moda, conforme sistemas operacionais como o Windows e o OS X foram se tornando um pouco mais seguros. Mas parece que o motoristas terão que se preocupar com isso em breve.