No dia 31 de dezembro de 2010, 17.000 usuários do Hotmail ficaram sem suas mensagens de e-mail porque simplesmente elas desapareceram! Isso mesmo. Desapareceram!
O alarde foi tanto que parece que uma equipe da Microsoft ficou sem saber o que foi a virada do ano durante cinco dias, tempo que a empresa levou para consertar o problemão.
Tudo se deu por falha de script de teste que acabou por remover mensagens de 17 mil usuários. A Microsoft explica que esse script não apagou as mensagens dos usuários, tanto é que foram restauradas, mas sim removidas do seu lugar certo. No lugar, o script criou uma nova pasta de caixa de entrada dando a impressão que as mensagens haviam sido apagadas.
No dia 5 de janeiro de 2011, foram concluídas as operações e as contas voltaram com suas mensagens normais. A Microsoft informa que nenhum dado foi perdido durante esses dias de trabalho intenso.
Para evitar que isso ocorra mais uma vez no futuro, a Microsoft apontou à ela mesma os caminhos:
- Atualizar toda a infra-estrutura do Hotmail e remover contas de teste já que elas interferem em outras.
- Mudança no processo de emissão de alerta para, quando vários usuários relatarem uma falha generalizada, ela ter uma prioridade maior e ação imediata.
- Atualizar a estrutura de feedback para que se possa comunicar os usuários mais clara e rapidamente.
Enfim, essa foram as explicações da Microsoft para o problema no seu servidor de e-mail, o Hotmail.
Opinião? Use outros!
Yahoo, Gmail, AOL, UOL… Até o BOL! Todos eles estão de braços abertos esperando que você se cadastre.
MSN? Não precisa de conta do Hotmail para usá-lo. #ficadica