O notório grupo chinês 3DM, recentemente anunciou que vai desistir, parcialmente, de crackear jogos, como forma de medir como isto afetará as vendas na indústria dos jogos.
Após uma reunião interna, o líder do grupo, Bird Sister, informou que ao começar o ano novo chinês(em 8 de fevereiro), a 3DM não vai mais crackear nenhum jogo single-player por pelo menos um ano.
Conhecida por crackear GTA V e FIFA 15, a 3DM atrai milhões de jogadores piratas para seus fóruns mensalmente, o que significa que a decisão do time de suspender o craking de jogos single-player pode ter um imenso impacto na indústria de jogos. A 3DM alega que vai reavaliar a situação uma vez que mais dados estiverem disponíveis sobre como a decisão de voltar a crackear jogos influenciará suas vendas.
Mais cedo em Janeiro, o grupo pirata anunciou sua preocupação sobre o futuro incerto dos jogos pirateados em relação a evolução da tecnologia anti-pirataria. A 3DM vem tendo dificuldades em crackear jogo que usam o Denuvo Anti-Tramper, tecnologia de encriptação desenvolvida pela Denuvo Software Solutions GmbH. Jogos como Fifa 16 e Just Cause 4, ambos sob a proteção da Denuvo, permanecem não crackeados por meses após o seu lançamento. De fato, o último jogo que foi crackeado em menos de 30 dias foi DragonAge: Inquisition, que foi lançado em 2014.
Com essas questões em mente, nos perguntamos: quanto tempo vai levar para que a indústria de jogos finalmente tome a liderança na corrida contra a pirataria?
Just Cause 4?