Ontem estava naquelas discussões rápidas de timeline no Twitter com o Mateus Kern, comentando sobre a desmotivação que os “amantes do Tux” já estão demonstrando sobre o tão aclamado “ano do Linux”. Parece que eles estão “caindo na real”, e tentando acreditar que o ano do Linux não vai chegar tão cedo. Ou ainda, para os mais otimistas, o algoritmo “$AnoLinux = $AnoAtual +1;” pode estar em execusão, ainda.
Contudo, durante nossa conversa, comentamos sobre o avanço que o servidor web open source, Nginx, tem demonstrado perante seus concorrentes, baseado nas pesquisas da Netcraft agora em janeiro.
Sustentando 12.18% das páginas web, contra 12.14% que o IIS abrange, o Nginx tomou o segundo lugar de servidor web mais usado no mundo, consequentemente jogando o IIS para terceiro.
Contudo, o Apache continua com sua cota de 57.93% de abrangência, permanecendo com o primeiro lugar e longe de ser abalado. É interessante lembrar que em 2007 o Microsoft IIS aingiu uma marca de 40% do mercado, mas desde a época, seu uso só caiu.
Filtrando esses dados somente com uma base de 1 milhão dos sites mais acessados no mundo, o Apache fica com 64.36%, o IIS com 14.99% e o Nginx com 8.49%.
Conforme podemos perceber, a disputa está acirrada, mais uma vez envolvendo uma solução livre e com seu código fonte aberto, contra uma proprietária.
Fonte: Hardware – Guia do Hardware
Fonte da imagem: anderson.com.pt