O modelo de compras coletivas – que se baseia na oferta de produtos e serviços com descontos que chegam a 90%, mas dependem da adesão de um número mínimo de interessados – estreou no Brasil há menos de um ano, com o Peixe Urbano, em março de 2010.
O número de sites de compras coletivas em operação no Brasil já chegou a 1.025, segundo levantamento do site especializado Bolsa de Ofertas. Segundo o site, o total aponta para um crescimento de 153% em dois meses – no último levantamento, de 8 de dezembro, tinham sido identificados 405 sites de compras coletivas.
Um ranking divulgado pelo Bolsa de Ofertas na segunda-feira (31/1) aponta o Groupon como o maior site de compras coletivas do País. O Peixe Urbano aparece em segundo e o Clickon, em terceiro. O ranking é elaborado com base nas métricas de acesso fornecidas pelo site Alexa.
Em dezembro, o Peixe Urbano anunciou a entrada, como sócio, do apresentador de TV e empresário Luciano Huck. Com 2,5 milhões de seguidores no Twitter, Huck começou na mesma semana a usar o microblog para promover algumas das ofertas do site.
Fonte: Bolsa de Ofertas