Para os bons entendedores, lá em 2011 a Google já pareceu não estar muito atenta as necessidades em torno do serviço de leitura de RSS, Google Reader, pois na época, ocorreram mudanças no layout e migração da rede de contatos por trás do serviço, a qual até então estava isolada. Essa transição de contatos e interação entre os usuários passou a funcionar integrada ao Google Plus, possivelmente em uma tentativa de emergir o uso da rede social lançada poucos meses antes. No entanto, de cara as modificações não agradaram os usuários, surgindo até mesmo manifestações online contra as novas opções da ferramenta, o que não rendeu resultados.
Em uma ação descrita pela empresa como “primavera da limpeza”, nessa semana a Google anunciou o fim definitivo do Reader, previsto para 1º de julho. Segundo Alan Green, engenheiro de software da companhia, existem duas razões para o fim da ferramenta, a primeira é a diminuição dos adeptos ao recurso, e a segunda, é a necessidade que eles tem em economizar “energia” para investir nos outros produtos oferecidos pela empresa.
Mais uma vez a decisão da gigante das buscas parece não ter agradado os usuários do serviço, e por sinal, eles não são minoria. Segundo os comentários observados principalmente nas redes sociais, ninguém ficou muito satisfeito com a mudança. Mas a companhia tratou de lembrar que as os feeds cadastratos no Reader podem ser baixados e exportados para uma outra ferramenta, de livre escolha dos usuários. O backup pode ser realizado pelo Google Takeout.
Além do Reader, a empresa está encerrando também serviços como Google Cloud Connect (permite a edição de arquivos do Office diretamente na nuvem), Google Building Maker (permite a criação de modelos em 3D para inserção no Google Maps), Google Voice para BlackBerry e além do editor de imagens Snapseed.
Fonte: Google Discovery e Uol Tecnologia
caramba cara…. que droga eu gostava e utilizava o serviço e agora hehehe
Opa! Acho que vamos ter de desenvolver um “Zoom Reader” pra suprir as necessidades dos futuros órfãos da aplicação da Google. Haha… Abraços!
Excelente post!