Tudo começou com um projeto publicado no Kickstarter em julho de 2012, na intenção de arrecadar US$ 950 mil dólares para arcar com os custos no desenvolvimento de um vídeo game de código aberto, não um concorrente aos grandes players do mercado, como Playstation 3 ou Xbox 360, mas uma alternativa. Dessa forma, Julie Uhrman, hoje CEO do Ouya, angariou bem mais do que esperava; Julie conseguiu US$ 8,5 milhões de dólares, partindo de 68 mil investidores.
Apesar de fisicamente pequeno, o Ouya é equipado com um processador Tegra3 de quatro núcleos da Nvidia, 1 GB de memória RAM e 8 GB de memória interna. O console foi desenvolvido para rodar jogos compatíveis com o Android, estendendo a experiência de uso, antes restrita apenas em um smartphone ou tablet, para um dispositivo com suporte a um joystick tradicional, conectado na TV. Baseado em uma plataforma aberta, desenvolvedores independentes ou mesmo grandes produtoras podem oferecer seu conteúdo na loja online do próprio aparelho, sendo que a maioria das aplicações custa em média US$ 1 dólar, possivelmente atingindo um público bem mais casual.
O vídeo game será lançado oficialmente nos EUA no próximo dia 25 de junho, custando US$ 100 dólares, incluindo no pacote a ODK (Ouya Development Kit), uma aplicação que oferece ferramentas para desenvolver jogos para o console. Um controle adicional poderá ser adquirido por US$ 50 dólares. Todos que participaram dos investimentos no projeto já receberam uma unidade do aparelho. Desde o início do ano, o lançamento estava previsto para o dia 4 de junho, mas conforme a CEO , a mudança partiu para assegurar que que todas as lojas tenham o Ouya disponível. Outro fator que influenciou na mudança, ficou por conta de uma pequena alteração realizada pela equipe de projeto no joystick, aumentando o tamanho, evitando assim que os botões acabem travando com o tempo de uso. Julie garantiu que o pessoal do Kickstarter que já havia recebido o equipamento também vai receber esses novos controles.
Os interessados podem encontrar mais informações, além do produto em pré-venda no site www.ouya.tv.
Fonte: Omelete e Kzuca – Geek Me (versão impressa)
Pena que demorou tanto pra sair, já vai chegar desatualizado ao mercado, pois já estão saindo dispositivos com o Tegra 4 que se mostrou muito superior ao Tegra 3…
Fala Kassiano!
Cara, eu não consideraria uma demora no lançamento, pois acho até que foi relativamente rápido. Isso mais parece uma “falha” no projeto, pois a equipe de desenvolvimento deveria ter percebido essa tendência, e se fosse o caso, realmente implementado logo o Tegra 4.
De qualquer forma, o console tem grandes chances de ser bem aceito pelo mercado, o que implica na ideia de uma segunda geração, equipada com um novo processador, mais memória RAM e armazenamento.
Obrigado pelo comentário!
Abraços!
uma excelente ideia e alternativa para os jogos que temos muitos de boa qualidade.
Verdade, Philipe!
Estou pensando seriamente em encomendar um. Ainda mais pra um gamer casual e deveras saudosista, como é o meu caso. Seria uma boa opção.
: P
Valeu!
Abraços!