Muitos sites dão dicas de como personalizar o Firefox, deixá-lo mais rápido ou até mais funcional. Com isso, aumentam os riscos de modificar algo que atrapalhe o funcionamento do browser. Ou, então, esquecemos qual a chave que foi modificada para um posterior reparo. Para isso, o Firefox disponibiliza um relatório de todas as modificações realizadas no navegador.
Para obter esses dados, abra o Firefox e vá em Ajuda > Dados para solução de problemas. Abre-se uma nova aba com as informações. Infelizmente, o relatório não mostra quando a modificação foi feita. Pode ser que futuras atualizações informem isso.
Nessa nova aba você tem as Informações básicas do aplicativo como nome, versão e links para a relação de Plugins instalados e Configuração da compilação. Depois, aparece a relação das Extensões instaladas com nome, versão, ID e se está ativada ou não. Mais abaixo em Preferências modificadas, são mostradas todas chaves alteradas. São aquelas chaves que nós modificamos quando entramos no about:config. Então, obviamente, qualquer chave que esteja com valor padrão não vai aparecer nesse relatório.
Veja que logo no início da página, há um botão Copiar tudo para a área de transferência. Clique sobre ele, cole no bloco de notas e salve. Recomendo que faça isso pelo menos uma vez no vez por mês e compare com os relatórios antigos. Caso desconfie de alguma modificação que não tenha feito, saberá onde possivelmente está o problema.
Caso queira mais informações sobre segurança em navegadores clique aqui.
Excelente artigo Marco, parabéns. Excelente dica!!!
Cara, bem interessante!
Realmente, eu nunca tinha me ligado que poderia fazer isso.
Afinal, tudo pela segurança!
; D
Abraços!