A partir de agora vamos para uma série de posts com o propósito de fazer um raio-x do Android. Gostaria de convidar você, caso ainda não tenha feito, a ler o meu post introdutório sobre a plataforma Android (link no final desse post).
O Android é a primeira plataforma aberta para dispositivos móveis. O objetivo é tornar a nossa experiência com o celular muito próxima da que temos com os nossos computadores. Imagine um celular que integra praticamente todos os serviços online. O Android é totalmente integrado com o Google Mobile Services (Gmail, Google Maps e Google Search) e com o Google Apps (Google Agenda, Google Docs, Google Talk), permitindo ao usuário se manter conectado real time com tudo o que a internet tem de melhor. Através do Android Market, você tem acesso a todas as aplicações desenvolvidas para o Android ao redor do mundo. São aplicações gratuitas ou com um preço acessível.
Se você se perder, por estar distraído no seu orkut ou twitter, basta abrir o Maps e encontrar o seu caminho.
Falando em caminho, recentemente a Google anuncionou uma novidade surpreendente que é um desses lances no Android que cala os concorrentes. Trata-se de um GPS revolucionário e gratuito, baseado no Google Maps e com possibilidade de visualição de imagens de satélite ou de fotos(estilo Google Street). Veja um link para você conhecer o GPS no final do post.
Ele vem com alguns aplicativos-chaves instalados (como Maps, GChat, Gmail, Android Market, Google Voice, Places e YouTube), mas o que é melhor é a possibilidade, sem limites, de novos aplicativos. Isso ocorre porque os aparelhos tem alto poder de processamento, existe uma linguagem para desenvolvimento, de fácil aprendizado e como a plataforma se tornou um padrão, uma mesma aplicação funciona do mesmo jeito em todos os aparelhos.
Imagine um celular que possui no mínimo 288 Mb de RAM e processadores de 528 MHz (embora já tenha droid’s de mais de 1 GHz) e tudo isso rodando sobre o Linux.
E se você ainda está associando Android a um celular, quero te convidar a ler os próximos posts onde mostrarei diversos gadgets que rodam o sistema e ainda aplicativos e games interessantíssimos, os modelos já lançados no Brasil e muito mais.
O Android é totalmente integrado com todos os serviços online. Não estou falando apenas de um celular com grande poder de processamento (Mais de 250 MB de RAM), pois você tem tudo o que mais ama usar no seu desktop e ainda milhares de aplicativos desenvolvidos em toda a parte do mundo.
Links:
Introdução ao Android: E se você tivesse um telefone mágico?
Se você é desenvolvedor ou deseja se tornar um desenvolvedor de aplicações móveis, ou mesmo acompanhar o mercado de mobile marketing, não deixe de acessar o meu blog pessoal (www.alexandreparreira.com.br).
2 Replies to “Senhoras e senhores, com vocês: o Android”