Sete meses se passaram desde que a IBM criou o computador mais poderoso do mundo chamado de Road runner, e parece que eles querem mais, tudo isto porque eles anunciaram que já estão trabalhando em uma máquina muito mais potente. Imagine cerca de 2 milhões de laptops combinados, imaginou? Então está será toda a capacidade do Sequoia como será chamado o novo super computador.
Previsto para ser entregue em 2011 ao Departamento de Energia dos Estados Unidos a máquina será usada no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore.
Com uma velocidade de 20 petaflops. o novo super projeto supera a maquina “velha” que apenas tinha 1 petaflop de velocidade ou um quadrilhão de cálculos por segundo (No nível da prova do vestibular 😀 rs).
A IBM informou que o Sequoia vai ocupar 96 racks do tamanho de geladeiras dispostos em uma área do tamanho de uma casa grande, de 318 metros quadrados.
Um dado interessantissimo é que na época em que o Road runner foi apresentado, o chefe da Direção Nacional de Segurança Nuclear disse que se as mais de 6 bilhões de pessoas em todo o planeta usassem máquinas de calcular e fizessem cálculos durante 24 horas por sete dias de uma semana, levariam 46 anos para fazer o que o supercomputador Road runner pode fazer em um dia, o Sequoia então nem se fale.
Só restou uma dúvida, qual sistema operacional ele usará? Será que vai ser o Windows? Porque se for imagina se no meio de tanto calculo desta magnitude ou até mesmo em uma postagem como esta para um blog acontece algo errado? Eu que não queria…
Vcs estão maudosos…. poxa em nem toda falha do WINDOWS é culpa dele… um boa parte é dada por falha de Hardware, mais ei de convir que no LINUX se tem menas falhas.
è Linux na veia e sangue do HD!