Além da rápida e constante evolução que podemos perceber diretamente no “coração da tecnologia da informação”, fazendo referência fortemente ao poder de processamento, rápidas atualizações de hardware e desenvolvimento de métodos cada vez mais modernos e precisos para gestão dessas ferramentas, a interação da TI com as outras áreas vem sendo muito grande.
Podemos dizer que a TI é uma “ciência mãe”, pois, sem ela nada existe, nada funciona, nada gera resultados.
Dessa forma, na última semana a montadora japonesa Toyota e a desenvolvedora Microsoft confirmaram uma parceria para o desenvolvimento global de uma plantaforma de serviços para gestão dos sistemas integrados em veículos, sendo formalmente ligada ao conjunto de tecnologias com transmissão de dados, ou em outras palavras, telemática.
Com um investimento inicial de US$ 12 milhões de dólares, o objetivo do projeto é a criação do Toyota Media Service, uma extensão da Toyota que vai oferecer serviços de informação digital para os clientes. Basicamente, a unidade vai fazer a gestão dos serviços de localização (GPS), recursos multimídia e abastecimento de energia para os veículos elétricos e híbridos.
A Toyota tem em mente que até 2015 conseguirá implantar essa iniciativa de plataforma computacional para nível mundial.
Um dos focos também será a adoção do sistema operacional da Microsoft baseado na núvem, Windows Azure, nos veículos da montadora, prezando principalmente o uso dessas tecnologia em conjunto, para assim ocorrer o controle dos gastos com combustíveis e energia.
Fonte: G1 Tecnologia e TI Inside