Muitos profissionais desenvolvedores de website já se depararam com “aquele” pedido de criação de website um tanto esquisito. A pessoa, empresa ou “coisa” quer simplesmente “estar na Internet”. Se você já atendeu ou pensou em atender a esta solicitação alguma vez na sua vida: você precisa continuar a leitura deste artigo.
A Internet é definitivamente tratada como um ambiente onde muitas pessoas querem estar, porém ela é um meio que deve ser habilidosamente dirigido para que você tire real proveito dela.
As pessoas pensam que precisam estar na Intenet para terem visibilidade, mas não pensam que devem usar a Internet para chegar a esta visibilidade e retorno.
Antes de solicitar a alguém a construção de um website você já parou para pensar se a sua empresa/instituição precisa mesmo de um website? A sua empresa está preparada para lidar com os novos problemas e situações que a Internet vai gerar?
Identificar se a sua empresa precisa de um website é uma tarefa simples, basta responder as seguintes perguntas:
– O que eu quero ganhar colocando minha empresa na Internet?
– O que eu estou disposto a gastar para obter este resultado?
Se a sua empresa está precisando de um website, você precisa definir com clareza quais são os objetivos de ter este website. Depois de focar este objetivos consulte profissionais da área para definir como isso deve ser aplicado no seu site e se os gastos que você vai ter são os mesmos gastos esperados.
Uma empresa pode, por exemplo, precisar de um site para relacionamento com o cliente e solicitar a um profissional um site que apenas mostre informações coorporativas ou que tenha as ferramentas que não poderão ser administradas por sua empresa como Twitter, área de notícias ou fórum.
Antes que estas ferramentas sejam desenvolvidas e aplicadas no seu website, você já deve ter em mente que precisará despender em esforços, tempo e dinheiro na manutenção destes serviços. É extremamente importante a sua colaboração para que um website tenha sucesso.
Em um website é melhor pecar por menos do que pecar por mais. Evite fazer diversas solicitações ao seu desenvolvedor web. Foque somente no que é necessário para a sua empresa. Grandes solicitações que você não possa administrar no futuro são portas para futuras dores de cabeça.
Na próxima semana
No nosso próximo artigo trataremos um pouco de Comércio Eletrônico. Fique de olho e não perca os artigos da Série Website no domingo que vem aqui no Zoom Digital.
Sobre o Autor
Cassio Santos é desenvolvedor web e tem experiência desde a elaboração do projetos de sites, sua construção, sua utilização e acompanhamento quanto de hospedagem de sites e projetos de marketing voltados para a web.
Série Website, sempre aos domingos às 15h, aqui no Zoom Digital com patrocínio Zoom Serviços.
Deixe seus comentários, sugestões e feedback. Sua participação é importante e é ela que vai definir quais assuntos trataremos aqui nesta coluna.
One Reply to “Um site pra quê?”