Recentemente a grandona dos processadores AMD, resolveu alterar a nomenclatura de suas placas de vídeo, as boas e velhas ATI.
Após 4 anos depois de comprar a desenvolvedora das VGA´s citada, pagando 5,4 bilhões de dólares, a AMD achou que poderia encurtar o nome de mercado das suas placas de vídeo. Pois, devido as pesquisas efetuadas em diversos países, incluindo o Brasil, foi definido que os nomes AMD Radeon / FirePro já são relevantes o bastante, não necessitando ainda mais o “ATI”.
Também foi levado em consideração as confusões feitas pelos usuários, não associando a ATI com a AMD, ou seja lá as coisas que os iniciantes pensando que sabem tudo de “cuputadores” fazem.
A modificação no nome será feita em futuros lançamentos somente. Assim sendo, placas que já estão em produção e sendo comercializadas, não terão seus nomes alterados.
Não sei porque, mas eu prefiro dizer “ah, tenho uma placa de vídeo ATI” ao que dizer “ah, eu tenho uma placa de vídeo AMD”.
Demorarei um tempinho até me habituar!
Fonte: Meio Bit
A ATI não foi e nem é desenvolvedora de PLACAS DE VIDEO VGA. VGA é apenas um conector de vídeo.
A ATI era uma empresa desenvolvedora de GPU, e foi comprada pela AMD em 2006. A AMD, por sua vez, não produzirá chips gráficos com a marca ATI, ela adotará a própria marca, ficando AMD RADEON / FirePro.
Fala Marciano!
Cara, o fato de chamar uma placa de vídeo de VGA é apenas um modo diferente…sacas?
x D
Mas, beleza!
Valeu pelas informações complementares…só quis mostrar o que fiquei sabendo sobre a história…
Abraços!