Foto por Shutterstock
Fernanda Giarato conta como é trabalhar com recém-nascidos e fala das
tendências desse mercado que está em plena ascensão
São Paulo, 27 de dezembro de 2018– A fotografia Newborn(recém-nascido, em inglês) chegou ao Brasil há mais ou menos oito anos e foi importada da Austrália e dos Estados Unidos, onde a movimentação era grande. Algumas fotógrafas brasileiras se interessaram pelo conceito, pegaram referências e introduziram o estilo no país.
Com o aumento da demanda por esse tipo de foto, gerou-se também a necessidade de aprimoramento dos profissionais da área. O estilo se tornou, então, objeto de desejo entre mães e gestantes, que já sabem até mesmo o profissional que querem contratar antes mesmo de dar à luz, por causa da força do movimento e dos fotógrafos nas redes sociais.
Por Fernanda Giarato
Fernanda Giarato, fotógrafa especializada no estilo, conta que é preciso ser muito paciente e possuir uma delicadeza ímpar durante o ensaio dos bebês que acabaram de chegar ao mundo. “O fotógrafo de Newborntem de ser sensível e nunca pode estar ‘correndo’, já que alguns ensaios podem demorar em torno de três horas”.
Giarato, que utiliza a Alpha A7III e as lentes SEL85F14GM, SEL50F14Z e SEL35F14Z, acredita que Newborné a modalidade que mais cresce atualmente e ressalta o papel da internet neste processo: “o estilo veio para ficar, não é modinha. Graças ao poder das redes sociais, que se tornaram uma fonte importantíssima para o nosso trabalho, este tipo de fotografia tem ganhado muito espaço no mercado”.
Ela conta que a A7III vem se mostrando uma câmera excepcional para esse mercado. “Por trabalhar sempre em modo live view, ou seja, vendo a imagem em tempo real na tela do aparelho, consigo me concentrar mais no que está realmente acontecendo com o bebê no meu estúdio”, explica.
Segundo ela, “o modo silencioso desse equipamento é perfeito para o Newborn, já que a câmera elimina o barulho dos cliques para não acordar ou assustar os bebês no momento de fotos mais próximas. Isso, somado à qualidade de imagem e nitidez do kit de lentes, faz com que seja possível chegar no resultado desejado”.
A fotógrafa também afirma que o estilo Newborntem potencial para continuar crescendo e tende a se tornar cada vez mais minimalista, sem muitos adereços e com foco no bebê. Para quem quer começar nesse segmento, ela dá algumas dicas: “Deve-se estudar muito para entrar nessa área. É necessário saber tudo o que o bebê precisa, assim como tratar a mãe adequadamente durante o ensaio e, ao mesmo tempo, dominar as técnicas de fotografia”, conclui.
Para conhecer melhor o trabalho de Fernanda Giarato e ver o Newbornna prática, acesse: @fernandagiaratoou http://fernandagiarato.com.br/.