Por Ednardo Max,
jornalista por formação
Não é possível pensar em internet e não citar o YouTube. Desde o seu lançamento, em 2005, o Portal consagrou-se o campeão entre os sites de exibição de vídeos. Acompanhado o avanço da internet e a relação entre usuários de todo o mundo, o YouTube, além de oferecer hospedagem e compartilhamento de vídeos gratuitamente, passou a ser também um ponto de encontro de um número expressivo de pessoas. No Brasil, por exemplo, o site possui em média mais de 11 milhões de visitantes únicos por mês. São pessoas interessadas em mostrar para o mundo as mais variadas situações possíveis registradas em seu cotidiano.
Do primeiro aniversário do filho, passando pelo lançamento do trailer de uma mega produção até chegar a possibilidade de assistir ao vivo o espetáculo de um artista internacional. Hoje, o YouTube, é o meio tecnológico mais indicado para quem quer ou precisa ser visto.
A gigante Google saiu na frente e comprou o YouTube. A partir daí algumas modificações foram feitas e, entre elas, existe a possibilidade de assistir os vídeos numa tela com formato widescreen. Os monitores e TVs com a nova proporção (16 por 9) estão liderando as vendas no mercado, e cada vez mais têm despertado o interesse do consumidor em adquirir a nova tecnologia. Aos poucos, o novo formato substituirá o antigo (3 por 4) e a possibilidade de ver imagens em qualidade muito superior estará ao alcance de todos.
Mas quem ainda não dispõe de uma câmera capaz de produzir vídeos no novo formato não será prejudicado. A intenção do YouTube não é impossibilitar a publicação de vídeos no formado anterior, pelo contrário, eles continuarão funcionando e a única diferença é que os vídeo nestas dimensões não ocuparão mais todo o player e serão exibidos com faixas pretas nas laterais. A mudança não vai implicar no tamanho dos vídeos, pois houve apenas um aumento na largura da tela de exibição, ou seja, o tamanho dos vídeos “normais” continuará o mesmo.
Outra característica importante do YouTube é a possibilidade de incorporar os vídeos em ambientes virtuais externos, como sites de notícias, entretenimento, esporte, rede sociais, blogs, entre outros. O recurso é muito utilizado e o procedimento de inserção dos vídeos é tão simples que pode ser efetuado até mesmo por usuários iniciantes.
O Youtube passou a ser usado também por empresas dos mais variados ramos de atividades existentes. Além de ter a possibilidade de fazer o uso da publicidade no Portal, os empresários passaram a publicar vídeos institucionais com o intuito de divulgar sua marca.
Graças ao aumento da banda larga, o uso do Marketing viral, que é a boa e velha propaganda boca a boca, só que no contexto da internet, se tornou uma das atividades mais empregadas no YouTube. A facilidade na divulgação de uma marca através de um simples vídeo pode ser feita numa velocidade incrível de propagação entre os usuários, além de ser possível obter retorno considerável na divulgação. O que você está esperando? Publique lá também!
One Reply to “Youtube: dez minutos de fama devem ser suficientes”