Como é praxe da empresa, toda a segunda terça-feira de cada mês a Microsoft lança uma nova gama de atualizações para o Windows, na intenção de corrigir erros e falhas de segurança que possam ameaçar a integridade e usabilidade das versões dos seus sistemas operacionais. No entanto, dessa vez parece que algo não saiu como era esperado.
Desde a última quarta-feira (11/04/13), um dia após os updates entrarem para a base de dados da empresa, diversos usuários estão reclamando que após a instalação automática das atualizações gerenciadas pelo Windows Update, seguidas pela reinicialização do computador, o Windows parou de iniciar, aparecendo uma tela azul que interrompe o processo de boot, retornando para uma nova tentativa de iniciar, causando assim um loop de interrupções da inicialização.
Diante da manifestação dos usuários em diversos fóruns e linhas de suporte técnico, a Microsoft admitiu que uma das atualizações disponibilizadas está causando esse problema. A vilã da história é identificada como KB2823324 (conforme a nomenclatura técnica das atualizações). Seguindo relatos e experiências compartilhadas, apesar da atualização englobar o Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows 7, a falha está apenas atingindo usuários do Windows 7 na versão 32 bits e no idioma PT-BR. Em outras palavras, os gringos e os usuários com Windows em outros idiomas não devem ser afetados.
Segundo fontes, a Microsoft está trabalhando na solução do problema, mas sem previsão de disponibilzar essa correção. Mas falando francamente, para o usuário final, não existe solução totalmente eficaz, considerando que se o sistema operacional não inicializa, pouco pode ser feito.
A comunidade técnica compartilhou algumas soluções para o problema (veja clicando aqui), no entanto, por experiência própria, apenas duas soluções funcionaram efetivamente, portanto, segue as mesmas:
Restauração do Sistema (procedimento também válido iniciando pelo CD de instalação do Windows e clicando na opção referente a reparação):
1. Pressione F8 repetidamente enquanto o Windows estiver iniciando;
2. Entre na opcão “Reparar seu computador”;
3. Digite a senha de administrador do sistema (caso houver);
4. Escolha a opção “Restauração do Sistema”;
5. Escolha uma data anterior a instalação da atualização (que deve ser de 9 ou 10 de abril);
6. Quando retornar à tela anterior, selecione “Reparo de Inicialização” e depois reinicie o computador;
Substituição de Arquivo:
1. Encontre um computador com a mesma versão do sistema operacional afetado, mas que não apresetou o problema e copie para uma mídia externa o arquivo “ntfs.sys”, acessando através do caminho C:\Windows\System32\drivers\;
2. No computador com problemas, utilize um LiveCD (pode ser Ubuntu) para iniciar o sistema a partir do CD ou DVD;
3. Insira a mídia na qual você copiou o arquivo. Navegue até o mesmo diretório onde ele foi copiado no outro computador (C:\Windows\System32\drivers\);
4. Localiza o arquivo “ntfs.sys” e renomeie para “ntfs-old.sys” (apenas por segurança);
5. Copie o arquivo salvo na mídia externa para esse mesmo diretório;
6. Coloque o sistema do LiveCD para reiniciar e tente iniciar novamente o Windows;
Após resolter o problema e iniciar o Windows, é interessante desabilitar temporariamente os updates, até que seja divulgada uma publicação oficial da empresa afirmando que a atualização problemática já foi removida da base de dados e as devidas correções foram realizadas.
Conforme comentei acima, nas versõs do sistema que não estão no idioma nativo como PT-BR, o problema não deve ocorrer. Porém, assim que finalizar essa postagem, estarei reiniciando meus dois notebooks com Windows 7 Professional 32 bits com o idioma nativo em inglês, sendo que essas máquinas estão solicitando a reinicialização desde ontem, devido as atualizações pendentes do sistema. Caso algo diferente ocorrer, aviso por aqui.
Fonte: G1 Tecnologia e Tecnoblog