Até agora já foram 120 anos desde sua fundação, empregando atualmente 19 mil colaboradores e possuindo no seu currículo cerca de 1100 patentes registradas para o ramo da fotografia. Contudo, a Eastman Kodak Company, reconhecida mais tarde apenas como Kodak, está infelizmente demonstrando seus últimos suspiros diante do mercado liderado por concorrentes mais jovens e com relativas comprovações de inovação.
Além de ter concretizado seu nome e recebido muita fama como fabricante de câmeras fotográficas, durante toda a sua história, a Kodak também tentou emplacar no mercado de impressoras, cartuchos, papéis fotográficos e alguns gadgets portáteis. Muitos admiradores da companhia devem ter guardado lá no fundo de seus armários alguma dessas raridades pouco conhecidas, além das câmeras.
Diante dessa situação, o Wall Street Journal comenta que nos próximos meses a Kodak deverá ser submetida a um processo de proteção perante a falência, sendo que a empresa deverá disponibilizar suas ações adquiridas para um leilão público, conforme consta no capítulo 11 da legislação americana, o qual será ministrado pelas autoridades do país, localidade onde a empresa nasceu e permanece.
Ainda para complementar, a Kodak foi oficialmente avisada que se suas ações caírem para menos de US$ 1 dólar cada, ela poderá perder a licença de operação quanto a manipulação de valores na NYSE e ainda perder a sigla “EK” na bolsa de Nova York (NY).
Analisando a situação, podemos concluir que a Kodak deixou passar o tempo, não conseguindo acompanhar a evolução tecnológica da concorrência, sendo que, apesar de sempre manter a qualidade de seus equipamentos, a empresa acabou perdendo espaço para as demais fabricantes nos últimos anos, sofrendo todas as consequências agora.
Fonte: TecnoBlog
2 Replies to “Qual será o destino da Kodak?”