Quando dizemos “webdesign”, nós estamos analisando muito mais que uma cara bonitinha e uma boa apresentação, estamos olhando além de cores e tipografia e tendências. O que estamos procurando é o verdadeiro design elegante e funcional, e essas coisas são apenas o enfeite do bolo. Estamos especificamente procurando por websites que levem ao extremo as barreiras da tecnologia em termos de capacidade de maneira interessante e levando a resultados lindos…
Com a banda larga, novos formatos de arquivo e especificações de marcação mais fáceis de utilizar, entregando imagens digitais de alta qualidade, assim como som e vídeo, webdesigners pioneiros estão fazendo websites com visuais e intensidades que fazem você mudar sua perspectiva de como a internet deve parecer.
Aqui estão alguns dos websites que achamos ser uma excelente coletânea de design desse ano, em termos de forma e função. Eles vão de vídeo a música, de meios de comunicação a redes sociais e aplicativos, mas todos eles tem uma coisa em comum: (algumas vezes renovado) foco em conteúdo digital multimedia.
1. O melhor design de rede social: O Novo Twitter
Um dos melhores designs de rede social que já vimos esse ano vem de um produto familiar. de qualquer forma o Redesign do Twitter foi muito mais que uma melhorada visual
O novo design do Twitter foi baseado no Golden Ratio e foi claramente desenvolvido com os usuários em mente. Ele incorpora perfeitamente ações comuns de usuários com detalhes visuais altamente apreciáveis e úteis .
E o mais importante, o novo Twitter integra conteúdo multimedia com tecnologia stream, um recurso que usuários amaram em aplicativos de desktop e outros aplicativos de terceiros.
Não que popularidade seja a unica forma de medir o mérito do artista, mas o redesign também foi bem aceito pelos usuários. Nós concordamos que o Twitter está se superando
2. Melhor website de media: Vogue.com
Formato de revista em websites está começando a aumentar sua popularidade, mas o design Vogue’s está muito bom.
A Vogue americana não tinha uma presença on-line muito forte esse ano, mas a editora Condé Nast deu a volta por cima para a revista digital. Vogue.com teve esse Grande redesign bem a tempo do Fashion Week de Nova York.
Com uma pequena ajuda de um design firme, código e teoria, o novo website da Vogue é uma maravilha da multimedia digital, com slideshows e vídeos em destaque, sensação de tela-cheia e todo o brilho e glamour que uma revista de moda deve carregar em sua presença on-line
3. O Melhor website em HTML5 : TheWildernessDowntown
A banda Arcade Fire simplesmente arrasou esse ano com o casamento de vídeo, audio e HTML5. O novo vídeo site arregalou nossos olhos e fez nos mudarmos nossa maneira de ver musica na internet.
Altamente interativo e Altamente personalizado, o website utiliza a API do Google Maps e as novas especificações de HTML5 para criar efeitos incríveis. Mostrando aos usuários imagens do Google Street view do local aonde você nasceu e passou a infancia de diferentes angulos, em uma janela de browser que muda constantemente de tamanho e posição, o website realmente desafia as expectativas do usuário de em base de tecnologia e musica.
4.Melhor website de musica: Thesixtyone.com
Se tratando de encontrar novas musicas, existe uma boa experiência e uma má experiência a respeito. Thesixtyone nos oferece os dois.
Formalmente uma confusa rede social de musica, esse ano o Thesixtyone se relançou como um website aonde músicos de todos os tipos, especialmente músicos independentes, lá podem interagir com os fãs e vender suas musicas. O “novo” no website desmantela uma série de lixo que havia na sua interação anterior, focando o website inteiro no seu mais fundamental e belo elemento: a musica em si.
O novo website oferece um player de tela-chea que fornece ao usuário interatividade e a experiência que ele desejava, as grandes imagens e a tipografia sólida faz a página uma beleza de se admirar.
Os novos recursos do website incluem uma player baseado em Mood, similar ao que vemos no novo aplicativo do Myspace (que é bem bacana) Romeo iPad e mostra imagens a partir do MoodStream.
Enquanto alguns usuários ficaram revoltados, nós achamos que o Thesixtyone é uma grande ajuda para criar um simples e muito bonito showcase de musica independente.
5. Melhor design de loja virtual: Wonderwall
Estreando a quase um ano atrás, esse website é a representação da empresa japodesa Wonderwall. a empresa foi fundada por Masamichi Katayama em 2000 e é especializada em decoração de interiores de lojas, complexos empresáriais, restaurante e bares. O seu website contem uma enorme e dinamica grade de imagens, que permite que você rapidamente e de maneira bem simples visualize os trabalhos da empresa e seu trabalho de design.
O website foi feito em Flash por Yugo Nakamura, um dos lideres do webdesigne japonês. No seu próprio website nós aprendemos “A página principal do website é uma estrutura em grade fluida que é sensível as ações mo mouse, mudando de forma orgânica e dinâmica de acordo com o histórico do browser.
Enquanto o sistema fluido de navegação com mouseover pode ser visto como irritante quando uma navegação mais prática é exigida, o layout é perfeito para um portfolio. A medida que o cliente clica, A “parede” de imagens da lugar a uma grande e linda imagem com fundo preto e mostra as séries de photográfias de cada trabalho no portfolio. para imagens já vistas na grade do portfolio ele muda para uma cor sólida ao invés de mostra a miniatura da foto.
Enquanto a grade é o elemento mais bonito visualmente, o website ainda permite os usuários que você veja os projetos por ano, categoria, e até por localizaçao utilizando o API do Google Maps.