Já não é de hoje que vejo em filmes coisas como “a casa do futuro”, mal é que o futuro nunca chega, e você ainda tem que levantar da cadeira pra acender e apagar as luzes, pausar um filme no computador e etc (a menos que você tenha grana e tenha comprado uma dessas soluções caras pra automação residencial).
O que vou mostrar nesse artigo é que agora tudo isso ficou muito mais barato, graças a um projeto muito interessante, que se chama COPEC (Controlando a Casa pelo Celular). O projeto é nacional, e o objetivo dele é criar uma interface para controlar sua casa usando apenas um celular com Bluetooth.
O sistema utiliza ondas eletromagnéticas curtas, não sei a faixa de frequência ainda, graças a isso, só não está disponível ainda por que precisa de homologação da ANATEL. O funcionamento é bem simples:
- Você instala um aplicativo Java no seu celular (é livre, caso haja desenvolvedores interessados)
- Você liga o equipamento na tomada e aguarda o registro do seu sistema com o celular.
- Liga os plugues nos aparelhos que quer controlar, e identifica os sinais e frequências para controles remotos de TV e som por exemplo.
- Começa a mexer no celular e controlar o que quiser em casa.
O sistema tem embutidos controles de nível (servem para regular a intensidade da iluminação ou aumentar o volume de uma TV por exemplo), tem o controle binário (liga e desliga, que acende e apaga lâmpadas, liga e desliga as coisas e etc), tem outros tipos de função, e ainda permite scripts para que o usuário possa definir suas próprias funções, e isso, num celular simples, que tenha apenas Java e Bluetooth…
A configuração não é muito simples, mas tenho certeza que melhora, e mesmo assim, que vale à pena.
Um aplicativo que vem sendo desenvolvido no projeto visa suportar comandos de voz, mas não é muito fácil colocar isso num celular (tanto que celulares antigos tinham, hoje não é mais tão fácil de achar).
Estou pra receber umas imagens e outras informações do projeto, assim que eu as tiver posto pra darem uma olhada, mas por enquanto vamos segurar o mistério pra deixar o artigo mais interessante =D.
Abraço Galera.
_______________________
André Claudino
Muito interessante. Quando começa a vender ?
Pelo que entendi no artigo falta a homologação da ANATEL, essa coisas demoram muito, mas o projeto é bom mesmo, espero que saia logo!
Muito legal é sempre bom termos mais inovações. Estou ansiosa pela próxima notícia sobre o COPEC!!
Já ouvi falar desse projeto há um tempo, ele é mesmo muito interessante, cheguei a ver as demonstrações, e vi que era tudo o que eu preciso!
Espero que chegue logo, afinal, celular tem que servir pra alguma coisa! hahaha
Interessante!
Porém fico pensando, o negócio de fato não é tão simples assim.
Para o projeto funcionar os caras vão ter de trabalhar muito pra isso…
E espero que tenham o devido apoio.
Mas, assim que você possuir mais informações, posta aí mesmo!
; D
Também já vi este projeto, e ele nem é nada demais, na verdade nem é tão caro, foi feito por um grupo de visionários sem nenhum tostão pelo que parece. Mas pela forma como vi o projeto, vai ser barato, os caras desenvolveram toda a tecnologia do zero.
Interessantíssimo! Aguardo notícias, espero ter um desse um dia.
Eu cheguei a comprar um desses na versão experimental, venderam poucos, menos de 100, achei o máximo, bom saber que o projeto foi retomado!