A regra é clara: menores de 13 anos só entram acompanhados pelos pais ou responsáveis. Bom, no Facebook a idade mínima para criar um perfil e alimentar com informações pessoais e afins é 13 anos. Contudo, pensando em expandir ainda mais o número de usuários, a administração da rede está trabalhando em um projeto que vai permitir o cadastro desses menores no site.
A iniciativa é baseada no princípio de existir um reponsável pelo jovem, de forma que exista uma integração e um controle entre a conta dos filhos e dos pais, sendo que dessa forma, os pais poderiam autorizar ou não o vínculo de amizade do filho com algum outro perfil na rede, por exemplo. Partindo desse princípio, seria possível também administrar quais são os aplicativos apropriados para a idade ou mesmo integrar as formas de pagamento pelos gastos com as aplicações já habilitadas na rede, debitando os valores nas contas dos próprios responsáveis.
Entre os 900 milhões de usuários do Facebook, as estimativas descrevem que cerca de 7,5 milhões dos mesmos são menores de 13 anos. Ocorrendo consequentemente a omissão da real idade do usuário durante o cadastro.
Aderindo essa solução de integração das contas, a rede social poderia “legalizar” os jovens com idades inferiores ao permitido, considerando também que seria possível receber a autorização prévia dos pais para a exposição dos filhos na rede.