Se não chega a ser um arrasa-quarteirão, o desempenho do filme “A Rede Social” (The Social Network) não é nada ruim no Brasil. Segundo dados do Filme B, portal especializado no mercado de cinema, o longa-metragem sobre a história da criação do Facebook obteve 369 mil espectadores no País até domingo (12/12), o que representou uma renda até o momento de R$ 3,75 milhões.
Lançado no dia 3/12, o filme teve média de 900 espectadores por sala no primeiro final de semana – para o portal, um filme é bem-sucedido quando chega perto ou supera os mil espectadores. “A Rede Social” estreou em 160 salas no Brasil, um lançamento de porte médio. Como comparação, um blockbuster entra em cartaz em mais 500 salas, às vezes 800.
A bilheteria do filme no segundo final de semana caiu 29%, uma das menores quedas entre os longas em cartaz, segundo o Filme B, o que sugere que “A Rede Social” possa uma boa sobrevida nas telas brasileiras.
No final de semana passado, a renda obtida foi de R$ 1.158 milhão, a quarta maior do País. A primeira foi “As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada”. Blockbuster de aventura da Fox, o longa estreou gerou R$ 4.484 milhões nesse final de semana.
Indicações ao Globo de Ouro
A visibilidade da “A Rede Social” só cresce. A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) anunciou hoje que o filme recebeu 6 indicações ao Globo de Ouro, considerado um dos principais termômetros para o Oscar – só foi superado por “O discurso do rei”, com sete indicações.
O longa dirigido por David Fincher vai concorrer no Globo de Ouro aos prêmios de melhor filme de drama, ator (Jesse Eisenberg), roteiro (Aaron Sorkin), diretor (David Fincher), ator coadjuvante (Andrew Garfield) e trilha original.
E, como a indústria sabe, quantos mais prêmios – principalmente as estatuetas douradas do Oscar -,maiores as chances de a carreira de um filme decolar em DVD.
Fonte IDG Now