“Falta staq confiança significa que você não tem fé, e falta de fé é igual a fracasso. Eu não tenho tempo para isso.”
– Mama Zara
A confiança é contagiosa, todos nós sabemos disso e sentimos isso às vezes.
Freelancers precisam manter os seus níveis de confiança e seguir em frente apesar dos inevitáveis revés pelos quais terão que passar.
Enquanto algumas pessoas são naturalmente mais confiantes do que outras, a boa notícia é que a confiança é algo que você desenvolve. Você não nasce com um determinado nível de confiança. Mesmo que você ache que confiança é uma luta, não há nada que te impeça de desenvolver a sua.
Acabei de publicar um guia para confiança e assertividade. Eu queria compartilhar três dicas rápidas para garantir que você encare as reuniões com clientes no seu estado mais confiante.
Dica 1: Postura é importante / Deixe seu telefone de lado
Seu corpo afeta sua mente, assim como a sua mente afeta seu corpo.
Uma pesquisa recente demonstrou que, colocando o seu corpo em posturas confiantes (as chamadas “poses de poder”) por apenas alguns minutos, você realmente aumenta o seu nível de testosterona, reduz seus níveis de cortisol e, consequentemente, melhora a sua confiança. Inversamente, colocando seu corpo em posturas de baixa potência faz o contrário e reduz a sua confiança.
Antes de uma reunião, evite quaisquer posições de baixa potência. Certifique-se de desligar o seu telefone e não se sente encolhido sobre ele vendo seus e-mails. Essa é uma postura de uma potência incrivelmente baixa.
Fique de pé, alongue-se e ocupe algum espaço. Isto o colocará no melhor estado de espírito possível para a futura reunião.
Se ficar de pé for inadequado, então leia um jornal. Sentar-se com os braços abertos é uma pose de poder e você estará ocupando espaço e, assim, você vai entrar no estado de espírito perfeito.
Dica 2: Não é o que você diz, é como você diz
Mais de metade da comunicação é não verbal. Alguns pesquisadores acreditam que a comunicação não verbal pode chegar a 90%.
É claro que o que você diz é importante, mas como você diz é mais importante. Por isso, tenha cuidado com sua linguagem corporal e também com a sua voz.
Pessoas confiantes fazem movimentos e falam de forma relativamente lenta. Eles não se sentem pressionados e precipitam as coisas.
Tente se lembrar de, conscientemente, desacelerar tanto a sua respiração quanto a sua fala em uma reunião. Vai fazer você parecer calmo e confiante.
Não se preocupe. É improvável que você realmente desacelere tanto a ponto de as pessoas perceberem que você está gesticulando ou falando devagar. Provavelmente, você vai desacelerar apenas o suficiente para parecer menos nervoso.
Dica 3: Lembre-se de suas vitórias
Esperar uma reunião começar pode ser o momento mais destrutivo para a sua confiança. Enquanto estiver sentado ansiosamente a espera de uma palestra ou reunião, sua mente poderá te pregar todos os tipos de peças inúteis.
Não deixe que sua mente faça isso com você. Este é o momento no qual você precisa ocupar sua mente com memórias do passado das vezes em que você foi bem-sucedido.
Sua mente só consegue se concentrar em uma coisa de cada vez e isto é útil por dois motivos: Impede sua mente de focar em pensamentos ansiosos e negativos, bem como garante que ela fique focada em memórias de passado confiantes e positivas. Recordar estas memórias colocará você em um estado confiante positivo.