O panorama atual da saúde auditiva é assustador. Só no Brasil, 28 milhões de pessoas sofrem de zumbido, sendo que 5 milhões possuem algum grau de surdez. Os números são alarmantes e a conscientização é pouca. Falta preocupação com os ouvidos, pois a maioria das pessoas apenas reconhece a sua importância depois de sofrer algum dano.
O software Hearing Guardian V1 é o nome da mais nova ferramenta tecnológica criada com aplicação à saúde. O software foi desenvolvido na Coreia com a tecnologia Earlogic (já presente na Europa, Estados Unidos e Ásia), criada na UCLA pelo Ph.D. Sang Yeop Kwak.
O programa tem como proposta gerenciar o estado real da audição diariamente, protegê-la dos sons em alto volume do cotidiano e para restaurar a perda auditiva relacionada à idade e/ou a ruído excessivo.
O software, disponível para download gratuitamente para teste no site da Biosom (www.biosom.com.br), roda em todos os computadores e pode ser utilizado em qualquer lugar e por qualquer pessoa que queira proteger a sua audição dos males da poluição sonora cotidiana e do evelhecimento natural.
Como funciona?
A primeira ação do programa é testar a audição do usuário por meio da emissão de sinais acústicos personalizados formados por tons de frequência e amplitude moduladas. Após a geração do diagnóstico, o programa divide a gama de frequências audíveis em nove faixas. Cada grupo de frequência tem a sua sensibilidade auditiva analisada pelo programa a fim de que sejam identificados possíveis danos.
Identificada a frequência auditiva mais danificada, o software inicia uma geração de sinal. Trata-se de um estímulo dos terminais nervosos danificados responsáveis pela audição localizados na cóclea. A cóclea é a parte fundamental do sistema auditivo humano que tem como função transformar um sinal acústico em um sinal elétrico. As células ciliadas auditivas da cóclea têm sua distribuição similar a um teclado de piano. Se houver um problema em qualquer tecla, é necessário um ajuste do teclado. O software então atua como um ‘afinador de piano’. Caso ocorra um problema em uma tecla específica, o software detecta o problema apenas ativando a tecla danificada, a estimulando e a protegendo de maiores danos.
Como utilizar?
O programa é de fácil utilização: basta o usuário baixar o programa disponível no site da Biosom e plugar um fone de ouvido no computador no qual o software rodará. O usuário então seleciona realizar o teste da sua audição esquerda ou direita, clicando em uma a uma das nove frequências disponíveis na cóclea da interface, a fim de encontrar o menor volume audível em cada uma delas. Ao realizar esse procedimento para os dois ouvidos, basta clicar em ‘Geração de Sinal’, ouví-lo e esperar o contador terminar sua contagem regressiva de 30 minutos.
Assista ao vídeo-tutorial de como utilizar o Hearing Guardian V1:
Considerações:
É absolutamente inegável que constantemente os fones de ouvido são vistos e utilizados por todos, infelizmente, neste mesmo passo está o fato de que quase sempre o volume é superior ao permitido que não irá atrapalhar sua saúde.
Consideramos que um programa deste tipo poderá ajudar e muito os usuários inclusive economizando bastante dinheiro tendo em vista que podem até não precisar mais utilizar aparelhos no ouvido.
Recomendamos que testem e vejam os resultados, aqui vimos que é realmente impressionante e você não irá se arrepender dos valores investidos.