A rede social “queridinha” dos brasileiros está com problemas.
Desde ontem, uma falha já atingiu mais de 180 mil usuários, e a cada minuto está “pegando” mais gente.
Basicamente, o problema ocorre quando usuários acessam a página de recados dos amigos que já estão infectados, assim, um código implementado na linguagem Javascript de forma maliciosa, faz com que o visitante seja infectado também, e até horas atrás, forçava a participação do mesmo na comunidade “Infectados pelo Vírus do Orkut”.
Acredita-se que as técnicas utilizadas no desenvolvimento do vírus sejam similares as usadas nos ataques ao Twitter, os quais, ocorreram dias atrás.
Parece que a Google (mantedora do Orkut) ainda não se pronunciou ofialmente quanto a falha, mas, pode-se perceber que já estão ocorrendo movimentações quanto a parte deles, pois, a comunidade citada acima já foi excluída pela administração da rede.
É possível afirmar que não existem riscos do vírus atingir o computador, diga-se, sistema operacional do usuário, pois, a bagunça só vai ficar nas contas afetadas do Orkut.
Uma recomendação importante, talvez seja não visitar outras áreas da rede, além das páginas de scraps, pois, ainda é desconhecido a total ação da praga.
[Update – 26/09]: No final da noite de ontem (25/09), a Google se pronunciou oficialmente afirmando que as falhas que ocorreram na rede social já foram corrigidas:
“Tomamos medidas rápidas para corrigir uma vulnerabilidade do tipo cross-site scripting (XSS) no orkut.com que foi descoberta algumas horas atrás. Nossa análise do código de script não revelou qualquer atividade maliciosa. O problema agora já está resolvido, mas continuamos estudando a vulnerabilidade para ajudar a evitar problemas semelhantes no futuro”, afirmou a Google.
Bom, orkuteiros…então, parece que está tudo normalizado…
Fonte: Meio Bit e G1 Tecnologia