Nesta quinta (17/12) foi anunciado que o então fundador da Canonical, empresa responsável pelo sistema operacional Ubuntu (meu linux favorito) está deixando o cargo de CEO da empresa.
A partir do dia 1º de março de 2010, o comando da companhia deixará de estar nas mãos de Mark Shuttleworth e será entregue a Jane Silber, que atualmente exerce as funções de Chief Operating Officer (COO) e dirige a área de serviços online da Canonical.
Segundo o próprio Mark, a mudança, visa atender as demandas comerciais da companhia, segundo ele a empresa estaria crescendo em mercados que demandam níveis de rigor e disciplina operacional que a futura CEO Jane Silber tem trazido.
“Continuaremos aprimorando nosso foco em construir um ecossistema em torno do Ubuntu, tanto para empresas e parceiros OEM (Original Equipment Manufacturers) como para o mercado de consumo”, declarou Silber, que está na Canonical desde 2004.
Shuttleworth continua na empresa com foco em design e desenvolvimento de produtos, bem como na área de relacionamento com parceiros e clientes. O executivo mantém sua participação no Conselho da Comunidade Ubuntu e no Grupo Técnico do Ubuntu. Ele ainda afirma: “Vou concentrar meu foco na Canonical e no Ubuntu”.
A companhia privada oferece o sistema operacional de código-aberto baseado no kernel do Linux para desktops, laptops e servidores. Entre as ações que ganham força na empresa destaca-se a adaptação do Ubuntu em conjunto com fabricantes de computadores, como a Dell.
A Canonical começará a selecionar um substituto para Jane na função de Chief Operating Officer e no comando do Ubuntu One, oferta de computação em nuvem pública da empresa.
Fonte Computer World
One Reply to “Criador do Ubuntu deixa o cargo de CEO da…”