Por Ednardo Max,
jornalista por formação
A internet proporcionou o surgimento de ferramentas que permitem a publicação de conteúdos de toda e qualquer natureza. Entre essas ferramentas existem os Blogs, desenvolvidos para a publicação de textos e artigos de caráter pessoal ou empresarial.
A necessidade de se comunicar através da internet é tão importante quanto a própria rede. Hoje, é possível, por meio dos Blogs, publicar uma quantidade enorme de assuntos graças a facilidade de sua utilização. Os Blogs e a internet se desenvolveram quase que de forma proporcional, e o exercício das publicações online contribuem para a expressão de ideias, divulgação de notícias e na propagação de assuntos direcionados aos mais variados tipos de públicos existentes na grande rede.
As empresas viram nos blogs a possibilidade de usar o meio virtual para escrever e divulgar também o seu ramo de atividades. Os Blog são ferramentas gratuitas que podem ser modificados e preparados para funcionar no próprio website da empresa.
A comunicação empresarial via internet é o meio que mais vem se destacando no cenário atual. O seu uso proporciona um contato direto com clientes interessadas nos mais variados ramos de atividades existentes no mercado digital.
O popularismo dos blogs se deve à sua estrutura simples e bem organizada. Os textos ou artigos, à medida das publicações, são dispostos de acordo com a categoria de cada assunto, além disso, é possível relacionar as publicações de acordo com o dia e o mês em que as mesmas aconteceram. Dessa forma, a localização das publicações dentro dos Blogs se torna mais fácil e a sua navegação mais rápida.
A principal característica dos blogs é a possibilidade ilimitada de publicações. As postagens podem ser feitas diariamente, semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes ao dia. É importante criar uma rotina para esse tipo de atividade, já que os blogs que não recebem atualizações constantemente deixam de ser atrativos e são automaticamente esquecidos pelos usuários de internet.
Os blogs dispõem de um recurso que permite que os usuários comentem os textos inseridos. Cada comentário merece atenção especial e, para o seu controle, foi criada a possibilidade de os mesmos serem aprovados ou não. Tal procedimento é conhecido como moderação. A moderação permite que o admistrador de um blog leia cada comentários antes de o mesmo aparecer para os demais usuários. E caso o comentário não contribua de alguma forma para o conteúdo postado, o mesmo é ignorado e excluído.
Pensando nas novas mídias e na oportunidade de produzir conteúdo de qualidade para internet, empresas brasileiras passaram a optar pelo uso do blog em seus respectivos websites. Além de postar e responder comentários, é importante produzir conteúdo de qualidade e pesquisar quais temas despertam mais interesse nos internautas/clientes, além de inserir links que direcionam os usuários para as atividades desenvolvidas em sua empresa.