Por Ednardo Max,
jornalista por formação
O Google AdWords é uma ferramenta muito interessante. Com ela é possível criar anúncios muito simples, mas bastante eficazes. Os anúncios podem ser exibidos para aqueles usuários que estão pesquisando por assuntos relacionados ao seu negócio online. Além disso, é possível mostrar sua publicidade anúncio para um determinado público levando em consideração a publicidade baseada em palavras-chave.
Embora a estrutura por trás de tudo isso seja monstruosa, o processo pode ser compreendido facilmente: quando o internauta faz uma pesquisa usando o Google e insere uma consulta — digamos, por exemplo, ‘aulas de jazz avançadas’ — o Google exibirá dois tipos de resultados: orgânicos e patrocinados. Os orgânicos (lado esquerdo da tela) são aqueles dados de maneira geral. Os primeiros resultados, com certeza, partem de sites bastante otimizados. E os patrocinados (canto direito) lá é possível enxergar os vários resultados de pesquisas relevantes, como links para artigos contendo consultoria sobre aulas de jazz ou sites dedicados aos músicos que querem aperfeiçoar ainda mais. O Google também exibirá os anúncios do AdWords com links para empresas online que vendem instrumentos musicais, dispõem de aulas de música ou outros produtos e serviços relacionados com a pesquisa inicial.
Quando o cadastro no Adwords é preenchido, você pode sugerir ou selecionar palavras-chave (palavras ou frases relacionadas com o seu tipo de anúncio) como ‘aulas de jazz avançadas’ ou ‘aulas de jazz’, ainda seguindo o exemplo anterior. Ao ativar sua conta, seus anúncios passam a ser elegíveis, ou seja, o sistema do AdWords faz indexações constante às consultas das pesquisa relacionadas com as palavras-chave que você selecionou e, consequentemente, exibirá seus anúncios para o seu público com melhor visibilidade e segmentação.
Existem algumas promoções de AdWords muito interessantes. O Google envia por e-mail ou correio convencional uma correspondência com um código promocional. Não digo é que totalmente uma “promoção”, pois você precisa fazer um pagamento mínimo de 40 reais (20 reais da ativação da conta no AdWords + 20 reais, pelo menos, para investir no primeiro anúncio) e com a inserção do código promocional, aí sim, você pode alcançar um valor interessante. A soma do valor do bônus mais o que você investiu é simplesmente revertido em cliques. É isso mesmo! Você paga apenas alguns centavos de real por cada clique no seu anúncio. Mas cuidado! Atente-se para a data de expiração do anúncio, porque, por padrão, o AdWords deixa isso em modo “para sempre”. Mas você pode mudar e colocar uma data limite e controlar o valor investido para não ter surpresas em função do volume de cliques em seu anúncio. Afinal, estamos falando do Google.
Para mais detalhes, o Google AdWords possui um Centro de Aprendizagem onde você consegue tirar todas as suas dúvidas. Obrigado!
Sempre um treco útil, né Max. Acabo indo fuçar sobre o que vc escreve.
E me animei com esse negócio de grana por cliques. Preciso pagar a manutenção da minha tintura, agora.
Diquinha: Não é que eu queira td na mão, ms dá um coment aí com o link do Centro de Aprendizagem. Aí vc me faz feliz.
Tintura? Rs rs rs
Tá aí… na parte inferior: http://tinyurl.com/yjptdwv
rs… não é grana por cliques, mas sim, cliques por grana… é o contrário do Google AdSense, mas aí é outra história.
Poxa legal!!!!!