Ultimamente muito tenho escutado no conceito de computação em núvem. O conceito, apesar de muito discutido é simples: você roda aplicativos diretamente da internet e seus dados também ficarão por lá. Isso já é possível há algum tempo, por exemplo, com o Google Docs. No seu browser você acessa uma interface parecida com o MS Word ou MS Excel, e quando escolhe a opção salvar, descobre que você tem um ‘HD virtual’. Dessa forma, você poderá acessar seus documentos de qualquer lugar, em qualquer computador. Backup ? Nunca mais!
Nesse conceito, a empresa gOS lançou o gOS 3.1: um sistema operacional baseado em Linux, que tem por diferença, sua interface voltada para a núvem (web).
Diretamente na barra de tarefas, você acessa por exemplo TVs, músicas, albuns de fotos, o Google Docs (onde essa matéria está sendo escrita agora) e vídeos. Tudo online e diretamente do seu browser. Claro, também é possível instalar aplicativos offline. Mas pra que quando você tem tudo que precisa ali, no seu browser.
O gOS (Good OS) tem uma interface limpa e customizável. Tem um pacote de gadgads que pode personalizar completamente seu desktop e adicionar centenas de funcionalidades ao seu gOS. Por ser baseado em Linux, mostra-se bastante estável e rápido. Realmente uma boa opção para usuários que utilizam somente aplicativos básicos e precisam mobilidade em seus documentos e tarefas.
legal !! mais tenho uma duvida se temos um computador em casa e ja estamos sempre jujeitos a virus etc. que sao provenientes da internet , isso sera mais seguro ou mais vunevavel ??????
Nesse caso, como ficariam os periféricos e dispositivos (devices). Teríamos acesso ao DVD-CD Rom, aos PenDrives etc… Essa é a minha dúvida.