Todos os anos aqui na cidade onde moro (Novo Hamburgo – RS), a Fundação Liberato, uma das escolas técnicas mais famosas do estado, promove a chamada Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), onde as portas são abertas para alunos de instituições do mundo todo, para compartilharem projetos relacionados a inovação científica e tecnológia, desenvolvidos no decorrer de seus cursos.
A feira ocorre sempre por essa época, e já fazem 3 anos seguidos que não perco uma visita.
Infelizmente, nunca consegui a oportunidade de participar como “aluno expositor”, pois, ideias inovadoras talvez não sejam meu forte…
x D
Bom, quero compartilhar com vocês três projetos bastante interessantes que encontrei por lá:
# Hidrocimetro:
Resume-se em alertar a consciência das pessoas perante o consumo excessivo de água. Pois, a ideia é que nas torneiras internas da casa, existam dispositivos que conforme a vazão ocorre, o valor gasto em dinheiro é mostrado.
Esse dispositivo consequentemente é interligado com um “leitor” acoplado no hidrômetro da casa, o qual, faz o envio dos “pacotes” ou litros, como queiram, para que ocorra o cálculo monetário.
# RASI – Robô Auxiliar de Segurança Industrial:
A ideia é trazer para o mercado um robô controlado por rádio, o qual, poderá auxiliar técnicos em segurança do trabalho a visitar locais diversos de uma grande industria, prezando pela segurança dos empregados.
No “corpo” do robô existe um câmera, onde as imagens seriam simultaneamente enviadas para o display instalado no controle remoto.
Os caras (donos do trabalho) também pensam em implementar enviando essas imagens para um servidor, o qual, armazenaria as mesmas por determinado tempo, devido a questões de direitos e segurança.
# Alarme Residencial de Baixo Custo:
Nesse projeto o aluno pensou no baixo custo de equipamentos voltados para a segurança nas residências.
Ele desenvolveu um alarme que quando disparado, faz uma ligação para o celular do proprietário da casa.
Questionei o trabalho, comentando que já existem soluções assim, porém, o rapaz confirma que sua ideia é voltada para a comercialização por valores menores. Pois, não seria necessário o pagamento de mensalidades e ele acredita que se o produto estivesse hoje no mercado, estaria custando em torno de R$ 200,00 reais.
Claro que existem inúmeros outros trabalhos com o princípio interessante. Porém, dos que visitei, os citados foram os que mais chamaram minha atenção.
Se quiseram saber mais sobre a feira, podem acessar aqui.