Photo by Unknown >>>>> ESA,CC BY-SA 3.0 IGO
Em 2017, os organizadores do Rock in Rio resolveram inovar e montaram uma área destinada a jogos eletrônicos dentro do festival. Dessa decisão ousada para um evento que era voltado apenas à música, nascia o Game XP, um festival gamer com novas tecnologias, lançamentos e até games ainda em fase de teste.
A ideia deu tão certo que logo no ano seguinte ele se descolou e ganhou data e local próprios. Neste ano de 2019, foi além. Nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho, o maior evento gamer da América Latina acontecerá no Parque Olímpico no Rio de Janeiro em uma área 60% maior, com mais atrações e será ainda mais tecnológico. E pela primeira vez, além de arena de e-sports, o local também vai abrigar um parque de diversões.
“Em 2018 o desafio era explicar o conceito de colocar em um evento games de competições profissionais, outros para teste e ainda jogos para quem curte a temática, mas no fundo quer se divertir em um parque de diversões. Nesta edição o desafio é mostrar que esse é um conceito para todo mundo. Aumentamos a área, dobramos o número de atrações para dar mais conforto e proporcionar uma experiência inesquecível”, afirmou Roberta Coelho, CEO da Game XP, em uma entrevista sobre o evento.
A atenção destinada a novas tecnológicas como a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) aumentou dadas as possibilidades de experiências e sensações praticamente infinitas que elas proporcionam. E são muitas. Se reunir uma turma de amigos que estão em locais distantes em um mesmo ambiente para uma partida de poker já parece surreal, pode-se apenas imaginar como será descer em uma montanha-russa que usa esse tipo de tecnologia.
Desenvolvida pela empresa alemã VC Coaster, uma das maiores e mais avançadas no ramo, esta será a primeira montanha-russa com realidade virtual montada no país. Quem quiser se aventurar no brinquedo terá que utilizar um óculos especial para incrementar a experiência e torná-la ainda mais incrível. “Será uma corrida intergaláctica de foguetes cruzando tecnologia com entretenimento” explica Roberta.
Parece que os filmes de ficção anteciparam bem esse futuro e quem acompanha os lançamentos da Marvel na tela grande já deve estar acostumado. Na série Vingadores, cujo último filme Ultimato bateu a faixa de US$ 2 bilhões e se tornou a 2º maior bilheteria de todos os tempos, é comum vermos Tony Stark, o famoso Homem de Ferro, manipulando hologramas com as mãos, enquanto conversa com sua assistente eletrônica F.R.I.D.A.Y.
Outra cena clássica do cinema acontece no filme Minority Report. Nele, o astro Tom Cruise aparece manipulando imagens de maneira similar com o uso de luvas especiais e parece que em breve isso também será possível.
Recentemente, a Sony patenteou luvas que interagem com a realidade , uma nova tecnologia que permite obter uma resposta tátil sobre as coisas com as quais o usuário interage. Ainda há muito mistério em torno do projeto, mas o mais provável é que ele esteja sendo desenvolvido como um componente do PlayStation VR.
Quando perguntado sobre o futuro da RV e as suas possíveis funções práticas, Flavio Mayerhofer, diretor executivo da XRBR e sócio-fundador da Studio XR, afirmou que "A verdade é que, mesmo nós que trabalhamos com isto todos os dias, não sabemos. Seria a mesma coisa que perguntar para os irmãos Lumière (pioneiros na exibição de imagens em movimento) qual seria o futuro do cinema. A realidade virtual e a aumentada estão sendo desenvolvidas agora, enquanto falamos. Estamos apenas no início e as possibilidades são infinitas!".
Por enquanto só é possível ter um gostinho desta realidade ainda distante durante o festival Game XP. Os ingressos do primeiro lote já estão à venda por R$ 87,50 (meia-entrada) e R$ 175 (inteira) para o passe diário. O primeiro lote vai até o dia 1° de Junho. Depois, o segundo lote estará disponível entre 02 de junho até o dia 30 por R$ 210 (inteira). O terceiro lote (final) será vendido entre 01 e 24 de julho e custará R$ 250 (inteira) por dia. Todas as entradas já podem ser adquiridas através do site do evento.