A gigante Microsoft divulgou nesta semana, detalhes sobre o sistema operacional Windows 7, substituto do Vista. A previsão é de que a nova versão já possa ser testada por usuários a partir de 2009, dentre as principais novidades estão a tecnologia de tela sensível ao toque e capacidade de personalização do sistema com mais facilidade. O lançamento oficial está previsto para o início de 2010.
Veja outras especificações detalhadas:
Hardware
Depois de freqüentes reclamações de usuários do Windows Vista, a Microsoft afirmou que o novo Windows, o 7 será mais rápido do que a versão atual e exigirá menos memória para rodar. O Vista exige hardware mais robusto – e conseqüente mais investimento em equipamentos do que seu antecessor XP.
Sensível ao toque
O Windows 7 terá recursos compatíveis com telas sensíveis ao toque, uma tecnologia que foi popularizada com o telefone celular iPhone, da Apple. Em maio, quando anunciou essa novidade, Bill Gates disse que “hoje quase toda a interação acontece no mouse e no teclado. Nos próximos anos, o papel da fala, da visão e dos gestos será enorme. Para o usuário de tecnologia em casa e no trabalho, esse tipo de interação vai mudar dramaticamente”.
No ano passado, a companhia apresentou um projeto compatível com esses conceitos chamado Surface: trata-se de um computador em formato de mesa e tela sensível ao toque. Na época da divulgação, a companhia disse que planejava tornar a novidade acessível aos consumidores individuais dentro de três a cinco anos.
Barra de tarefas
A empresa promete eliminar os botões redundantes e oferecer uma troca mais rápida entre aplicativos e arquivos. Os usuários poderão clicar e arrastar os ícones para customizar suas barras. Ao clicar com o botão direito sobre os ícones de programas, será possível obter informações referentes a documentos recentes ou características de cada alternativa.
Alertas
A nova versão do Windows dará aos usuários a possibilidade de ver menos alertas, advertências e pop-ups, considerados irritantes por muitos que aderiram ao Windows Vista.
Rede
Segundo a Microsoft, o programa permitirá a criação de redes domésticas sem fio de maneira mais intuitiva e automática. Será mais fácil compartilhar arquivos e impressoras entre PCs domésticos de um mesmo ambiente.
Gerenciamento de arquivos
Uma “biblioteca” do sistema vai agrupar automaticamente arquivos similares, como fotos ou vídeos, do PC, disco rígido externo e outros computadores da rede. Nessa categoria também aparecem as “Jump Lists”, ou listas atualizadas de documentos que o usuário usou recentemente ou sites que costuma visitar: essas opções serão exibidas sem que ele tenha de abrir o Word ou um navegador de internet.
Compatibilidade
A empresa afirma que não quer criar programas de incompatibilidade e, por isso, fará poucas mudanças que possam criar esse tipo de obstáculo para o usuário. Logo no lançamento do Windows 7, afirmou, poucos programas e dispositivos serão incompatíveis com a novidade.
Fonte : Globo.com