Philipe Cardoso Com 33 anos de idade, sou um carioca apaixonado por tecnologia e fotografia. Além de ser o criador do Portal Zoom Digital, que preserva sua essência desde os tempos em que era um blog, também sou um verdadeiro entusiasta e amante de todas as formas de tecnologia. Através do Portal, compartilho minha paixão pela tecnologia e trago as últimas novidades e tendências para os leitores. Também sou fascinado pelo mundo da fotografia, explorando o poder das imagens para capturar momentos únicos e transmitir histórias cativantes.

Posicionamento no Google e Site Responsivo

2 min read

Google-Ranking1Artigo por TI IDEAL

No mundo globalizado de hoje nos deparamos cada vez mais com pessoas em busca de informação de forma rápida e fácil. Se desejamos um produto ou serviço basta ter um smartphone ou qualquer outo dispositivo móvel e uma simples busca pelo Google encontramos o que queremos em instantes.

Mas uma dúvida crucial em relação a websites é saber se eles vão aparecer no Google mesmo não sendo responsivo. A resposta para essa pergunta é sim, vão aparecer, porém não terão um posicionamento qualificado, sendo que sempre e cada vez mais vão ficar nas últimas páginas de buscas.

Por isso, listamos algumas dicas por que é importante ter um site responsivo e por que ele ajuda na busca do Google, confira:

Navegação

Se o usuário entra no site por intermédio de um smartphone ou tablet e ele tem difícil acesso para buscar informações ou comprar algo que deseja e acaba voltando para a pesquisa novamente, o Google pensa: “Esse site é ruim, vou tirar alguns pontos dele”. Com isso seu site vai ficando cada vez menos qualificado.

Agora se seu site for responsivo, ele se vai se adaptar as diferentes telas de dispositivos, a sua leitura e a busca irão ficar muito mais fáceis e com isso as chances do usuário continuar em seu site são muito grandes.

Sites Mobiles Nunca Mais!

Muitas pessoas acabam cometendo o erro de criar um site e depois criar um Site Mobile, o que é um grande tiro no pé. O Site Mobile foi muito bom há uns 10 anos atrás, usuários que tinham celular poderiam visitar seu site e buscam informações simples, porém mesmo assim o conteúdo era bem restrito e sem muita possibilidade de interação.

Hoje em dia é bem difícil alguém possuir um telefone celular, com o baixo preço dos smartphones e suas funcionalidades bem mais amplas, todo mundo prefere um smartphone. Por isso, listei 3 motivos para não ter um site mobile:

1 – Um dos primeiros motivos para não ter um site mobile é o custo, você irá bancar bem mais do que um site responsivo.

2 – O segundo motivo é o conteúdo duplicado, quando você tem um site e um site mobile seu conteúdo será duplicado, sendo assim o Google vai pensar: Qual é o site principal?!. Com isso, o Google pode entregar seu site em tela grande para um site mobile. O que vai dificultar a visualização do visitante

3 – Como disse anteriormente ninguém mais usa celulares, mais de 79% da população brasileira possui smartphones e a interação que o usuário tem um site responsivo é muito mais ampla.

Link Building

O Google calcula sempre a autoridade de uma página sobre um determinado assunto ou palavra-chave, quanto mais sites, blogs, páginas apontando á você melhor será seu posicionamento. O Google vai pensar: “Opa, esse site é bom, muitos outros sites apontam pra ele, vou dar uns pontos para ele. Porém, se seu site não for responsivo, o usuário vai ter uma má navegação, e vai acabar saindo de seu site.

O mesmo vai ocorrer com o site mobile podendo um link estar direcionando o usuário para uma tela grande sendo que ele está em um dispositivo móvel ou vice-versa.

Philipe Cardoso Com 33 anos de idade, sou um carioca apaixonado por tecnologia e fotografia. Além de ser o criador do Portal Zoom Digital, que preserva sua essência desde os tempos em que era um blog, também sou um verdadeiro entusiasta e amante de todas as formas de tecnologia. Através do Portal, compartilho minha paixão pela tecnologia e trago as últimas novidades e tendências para os leitores. Também sou fascinado pelo mundo da fotografia, explorando o poder das imagens para capturar momentos únicos e transmitir histórias cativantes.

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5 Replies to “Posicionamento no Google e Site Responsivo”

  1. Olá Lucas

    Discordo um pouco do seu artigo, mas opnião que igual a … cada um tem a sua.
    Acredito que tudo tenha que ser avaliado projeto a projeto.
    Alguns projetos não tem a necessidade de apresentar o mesmo conteudo para celulares e site;
    Acho que isso dificulta a navegação, apesar de dar pra fazer isso no responsivo, não acho que seja a melhor forma.
    Outra coisa que acho que precisa ser analisado e o gasto de recursos de dados e tals.
    Devido ao tratamento errado de imagens e scripts.

    Por isso acredito que tenha que ser analisado projeto a projeto.

    1. Realmente concordo com você Daniel, cada projeto é um projeto a ser analisado.
      Mas em questão de visualização, o Design Responsivo em minha opinião é com certeza a melhor forma de um usuário visualizar e conferir informações do seu website do que um Site Mobile.
      Mas como você disse anteriormente cada projeto é um projeto e deve ser analisado de formas diferentes.

      Obrigado pelo seu comentário.

  2. Concordo em gênero, número e grau, brother!

    Não havia ainda parado para pensar neste fato de sites mobile e sites desktop, acho que porque atualmente, isto é bem pouco usual. De qualquer forma, criar um site não é um processo simples quando desejamos ter uma ferramenta útil ao nosso negócio, por isso é necessário sempre optar pelo melhor serviço.

    Parabéns pelo post, muito esclarecedor!

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