Devido a evolução dos métodos de compras pela internet, os usuários começaram a perceber as possíveis facilidades e vantagens que podem receber buscando produtos em um site de compras coletivas, por exemplo.
Como nada é perfeito, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) está enfrentando problemas com diversas reclamações de consumidores insatisfeitos e alegando que foram lesados devido a falhas no atendimento nesses serviços.
Entre os “líderes da bronca” estão os mais famosos, tais como, Groupon, Peixe Urbano e ClickOn, sendo acusados de não assumir a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, não esclarecer o real percentual de desconto oferecido e negação na devolução de valores. O valor da multa que poderá ser aplicada está em torno de R$ 6 milhões de reais para cada um deles.
A administração de cada portal envolvido usa como justificativa que eles não possuem relação com os produtos ou serviços envolvidos, servindo apenas de intermediário entre os prestadores e os consumidores, indicando que se alguém deve responder por essas questões, devem ser esses prestadores.
Guilherme Varella, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), afirma que não existe justificativa para a isenção da responsabilidade dos acusados, completando que esses sites também trabalham na área de fornecimento de produtos e serviços, porém, realizando a gestão da oferta, publicidade e transações financeiras.
Fonte: Estadão Economia e IDG Now