A fabricante norte-americana de memória flash SanDisk rejeitou uma oferta de aquisição de 5,9 bilhões de dólares apresentada pela fabricante de chips de memória Samsung Electronics, mas não descartou a hipótese de uma transação caso o preço melhore.
Adquirir a SanDisk daria à Samsung tecnologia avançada e um controle mais estreito sobre a posição de liderança do mercado, já que a rival de menor porte Toshiba está desafiando sua posição e o setor tem de enfrentar fortes quedas nos preços dos chips de memória devido à capacidade excessiva.
A Samsung, que paga mais de 350 milhões de dólares à SanDisk ao ano pelo uso da tecnologia flash, patenteada pela empresa, quer não só reduzir esses custos mas também obter o controle das muitas licenças que a SanDisk detém e que lhe dão controle sobre o setor.
“Com a oferta, a Samsung está planejando reformular o setor em prazo de quatro a cinco anos. Samsung e SanDisk poderiam trabalhar juntas em tecnologia e marketing”, disse Park Hyun, analista da Prudential Investment & Securities.
A SanDisk afirmou em declaração que a oferta da Samsung, de 26 dólares por ação em dinheiro e que representa ágio de 80 por cento ante a cotação da segunda-feira, é inferior ao valor da empresa, mas que continua aberta a uma transação com a Samsung, desde que a preço que reconheça seu “valor intrínseco”.
As ações da SanDisk dispararam em 53 por cento, para 23 dólares, em transações posteriores ao fechamento do pregão, na terça-feira, depois que a Samsung anunciou em público a sua oferta, ao final de meses de negociações privadas que não resultaram em acordo.
A Samsung, principal ação da bolsa sul-coreana, fechou estável na quarta-feira, enquanto o mercado de Seul avançou 2,7 por cento.
Quando perguntado sobre a possibilidade de que a Samsung eleve sua oferta, James Chung, porta-voz da empresa, disse que “seria prematuro comentar sobre o assunto”. Ele classificou a oferta apresentada como “justa e generosa”.
Fonte : Portal Exame