Este rumor teve uma maneira um tanto inusitada de ser descoberto, graças a uma vaga de emprego que acaba de ser aberta para uma grande empresa, neste caso a Canonical, principal patrocinadora do projeto Ubuntu.
A vaga para o cargo de diretor para desenvolvimento de negócios em seu projeto chamado Ubuntu Phone OS. As atribuições da vaga incluem o contato com varejistas e operadoras de celular para promover a nova plataforma.
O que vale é admitir que a popularização dos smartphones é tanta que empresas totalmente fora do ramo entraram investindo pesado, os casos mais antigos e de maior sucesso são da Apple com o iPhone e da Google com o Android.
O certo é que estamos em uma epoca que algumas empresas estão recuando suas vendas e tentando se adaptar ao novo modelo de mercado como no caso da Nokia que perdeu o posto de maior vendedora de celulares no mundo, e será também que outra empresa totalmente “carta fora do baralho” no ramo de smartphones vai conseguir se consolidar como no caso da Canonical?
Engraçado, eu não entendo nada, mas tenho amigos que me detalharam esse projeto e falaram muito bem. Mas eu não entendi muito bem como funcionaria. Até pq, a popularidade de alguns aplicativos como os ótimos Whatsapp, Google Maps, PSafe Android, Instagram são apss que não podem ficar de fora e não iriam deixar eles soltos em mais outro SO. Mas eu sou apenas um advogado! rs