Podemos quase que contar nos dedos as grandes empresas que predominam no Brasil oferecendo serviços de telecom. Contudo, na última sexta-feira (09/03/12), um anúncio oficial da Internexa, companhia que faz parte do grupo colombiano ISA, relatou que até 2016 a empresa vai realizar um investimento de 30 milhões de dólares no Brasil, voltado para a estrutura de telecomunicações.
Atualmente a estrutura de fibra óptica da empresa na América Latina passa por Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Chile e Argentina, totalizando assim 21 mil quilômetros de cabos. Somente no Brasil, esse trajeto atende Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
A oferta dos serviços dessa nova opção de provedor vai atender exclusivamente os distribuidores, ou em outras palavras, provedores de menor porte, sendo que o serviço poderá chegar na casa dos usuários somente através de terceiros. Entre os serviços oferecidos estão transporte, acesso à internet, interconexões entre operadoras, conexões a cabos submarinos, infraestrutura e operação assim como manutenção de redes.
Com o avanço da estrutura e a gradual adesão dos clientes, a Internexa espera chegar aos 21% de partipação no mercado nacional, uma expectativa bastante considerável diante da situação atual que percebemos nessa área.
Fonte: Exame Tecnologia