Distante de surpresa alguma, o esperado aconteceu; na manhã dessa segunda-feira (20/05/13) o Yahoo consolidou a compra do Tumblr por nada menos que US$ 1,1 bilhões de dólares, conforme havíamos previsto na postagem publicada no último domingo (19/05/13).
Em coletiva, as empresas anunciaram que apesar da aquisição, o Tumblr vai continuar funcionando independente do Yahoo, mantendo David Karp, fundador e atual CEO da rede no comando. No entanto, apesar de toda a transparência em torno das negociações e futuro dessa união, diversos usuários tem demonstrado preocupação quanto ao fato. Através de uma rápida consulta usando a tag #yahoo buying tumblr no próprio Tumblr, é possível perceber e enxurrada de manifestações em forma de GIFs contra a compra. Outra ação que chamou atenção foi a migração em massa de uma média de 72 mil postagens do Tumblr para o WordPress, em um período de apenas uma hora, quando o normal é ocorrer no máximo 600 postagens migradas durante esse intervalo de tempo. Os usuários tem medo que o futuro do Tumblr será o mesmo que o Flickr ou Delicio.us (considerando que o último não pertence mais a empresa) serviços adquiridos pelo Yahoo ainda em 2005, mas que apesar do potencial por trás dos mesmos, nunca demosntraram grande relevância no mercado.
Analistas financeiros também comentam que foi uma compra arriscada da parte do Yahoo, pois apesar de David Karp ser um empreendedor nato, programador autodidata e com apenas 26 anos fazer sua empresa ser avaliada em bilhões de dólares, nunca concordou com a ideia de difundir publicidade entre as páginas da rede, mesmo que na intenção de angariar fundos para sustentar a empresa. Dessa forma, o Tumblr sempre dependeu de investidores, como Union Square Ventures, Spark Capital e Sequoia Capital. O último investimento em grande escala foi de US$ 85 milhões de dólares, recebido ainda em 2011. Assim o Yahoo vai ficar responsável por fazer o Tumblr “aprender a pagar as próprias contas”, esperando mais tarde pelos lucros.
Críticas a parte, a união entre as duas empresas pode ser vista com bons olhos por ambas as partes, pois enquanto o Yahoo poderá implementar toda a sua experiência no mercado de buscas em uma rede que não possui isso como forte, o Tumblr oferecerá todo um suporte social pra uma companhia que nunca explorou isso de perto.
Fonte: Época Negócios, Link Estadão e Tecnoblog